sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Policiais dão 1º passo para entrar em greve no Estado

PUBLICIDADE

Mais de 150 investigadores da Polícia Civil reunidos na tarde de ontem em assembléia geral na sede do Sindicato dos Agentes Policiais e Civis e Agentes Prisionais de Mato Grosso (Siagespoc), aprovaram por unanimidade, um indicativo de greve. Os policiais deram mais um prazo de 15 dias para o Governo do Estado, caso ele não faça uma proposta digna, os investigadores vão parar por tempo indeterminado no mês que vem.
     
     
A assembléia discutiu a paralisação da categoria, que reivindica do governo estadual vale transporte – cortado sem explicações, uma imposição de cima para baixo, orquestrada pelo governo, que joga pedra e esconde a mão -, a regulamentação da Lei para fins de promoção, ajuda de custo, que existe, mas que nunca foi paga, o pagamento de diárias para policiais em viagens, adicional noturno, aumento da taxa previdenciária e o carro chefe da discussão: uma reposição salarial imediata de 20% para a categoria.
     
A DECISÃO – Depois de mais de três horas de discussão a “paralisação-já” foi deixada de lado. Os policiais entenderam que seria mais coerente esperar por mais 15 dias. Caso o governo não der sinais de avanços nas negociações, a assembléia volta a se reunir apenas para referendar a greve a partir da meia noite de sábado, 14 de junho.
     
O investigador Cleverson Gonçalves da Silva, presidente do Siagespoc, disse na manhã de hoje, que o Governo do Estado está oferecendo apenas 6% de reajuste, “Um absurdo. Não dá para agüentar, além de enfrentar bandidos armados, temos que lutar para ter uma vida melhor e digna”, desabafa Silva.
     
Os investigadores desta vez não vão ficar sozinhos caso a grave aconteça. Os delegados também não estão satisfeitos, embora nada falem por enquanto, e os escrivães também ameaçam acompanhar os investigadores. Eles prometem dar apoio total, alegando que também estão com seus salários defasados.
     
Na realidade, a Segurança Pública de Mato Grosso não anda lá muito bem das pernas. As reclamações são constantes, tanto da população, que vê a violência aumentar dia-a-dia sem que uma providência séria e imediata seja tomada, quanto os próprios policiais, que lutam com unhas e dentes, mas estão perdendo a guerra para os bandidos.
     
O problema da Segurança não é apenas salário, que é pouco e obrigada policiais civis e militares a fazerem horas extras como seguranças em outras áreas, mas principalmente a falta de homens. Faltam delegados, escrivães, investigadores, agentes prisionais e policiais militares.
     
PM INSATISFEITA -A Polícia Militar, segundo a reportagem do Site 24 Horas News apurou, já tem dado sinais que não estar satisfeita com a questão salarial do governo. A PM também reclama de falta de condição de trabalho e, principalmente da redução do efeito, pois faltam homens para trabalhar no combate à violência, a única que está crescendo em Mato Grosso e em todo o país.
     
Hoje a Polícia teria que ter um efetivo, de no mínimo 15 mil homens, pois a projeção feita para 1980, já era de 11 mil policiais. Hoje, 25 anos depois, o efetivo da PM ainda não chegou a sete mil homens.
     
Os militares, que andam meio que calados, falando apenas pelos bastidores, reclamam baixinho: “Estamos trabalhando dobrado, muitas vezes triplicados para segurar a violência, mesmo assim não estamos conseguindo. Não vejo a minha filha há mais de uma semana. Parece ironia, mas minha mulher também reclama, principalmente a falta. É que a minha casa já foi arrombada duas vezes”, detona um policial que pediu para não ser identificado.
     
O mesmo militar então lembra: “Além de ganhar muito bem, quase ou mais de seis vezes o que a gente ganha, o policial federal tem suas 72 horas de folgas sagradas para ficar com a família. E lá na Polícia Federal também tem carência de homens para trabalhar”, conclui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suspeito de matar outro durante briga de bar é preso em Mato Grosso

O suspeito do homicídio de Willian Osmar Oliveira Alves,...

Presos três que furtaram em empresas em Sorriso e Nova Mutum

Um trio, formado por dois homens e uma mulher,...

Homem é preso por manter relacionamento amoroso com menor de 12 anos no Nortão

Um jovem de 20 anos, suspeito de manter relacionamento...
PUBLICIDADE