Em continuidade as diligências da apreensão de 98 tabletes de cocaína e três armas de fogo, em uma fazenda de Guiratinga (317 quilômetros de Cuiabá), policiais militares e civis localizaram na mesma propriedade cargas de defensivos roubados, sacas sal e milho, dois caminhões e várias ferramentas roubadas.
O trabalho iniciou, no último sábado, quando as equipes apreenderam a droga, em ação integrada das delegacias de Guiratinga, 1ª Delegacia de Rondonópolis, Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) e da Força Tática de Rondonópolis, Polícia Militar de Guiratinga, São José do Povo e Tesouro.
A descoberta ocorreu durante investigações do roubo de uma carreta carregada com carga de milho. “O investigador Magno Rosa recebeu uma denúncia de carreta roubada e pediu nosso apoio. Achamos estranho ter três carros de apoio. Isso chamou nossa atenção e achamos que era carga roubada. Na estrada encontramos o rastro que nos levou a sede da fazenda”, explicou o tenente PM, Vinicius Goés.
As equipes policiais permaneceram mais de 48 horas em diligências ininterruptas, desde a localização da droga no sábado e a descoberta, ontem, dos demais produtos e veículos escondidos na propriedade.
Na Polícia Civil, a Regional de Rondonópolis, auxiliava investigações da delegacia de Pedra Preta (238 quilômetros de Cuiabá) referente ao roubo defensivos agrícolas praticados em cinco fazendas no Distrito de Garça Branca, região de Pedra Preta, nos meses de abril e junho deste ano.
O investigador de Rondonópolis, Claudinor Messias Rodrigues, informou que havia denúncia de que os defensivos estariam enterrados na região de Guiratinga, mas sem precisão do local. Com a descoberta da propriedade, onde, inicialmente, acharam a droga, os policiais retornaram à propriedade para uma nova varredura.
A grande quantidade de defensivos, em galões, foi encontrada enterrada a cerca de cinco quilômetros da sede da fazenda, em meio ao mato. Os policiais usaram uma máquina pá-carregadeira para limpar o mato e desenterrar os agrotóxicos, que pertencem a uma fazenda roubada em Pedra Preta, assim como um caminhão caçamba azul, encontrado sem a carroceria e as ferramentas da oficina da propriedade.
A carreta Iveco branca, encontrada em meio ao mato ainda no sábado, foi confirmada ser produto de roubo ocorrido dias atrás, na região Sul de Mato Grosso, quando o motorista permaneceu em cativeiro pelos bandidos. O veículo estava carregado com a carga de milho. Os sacos de sal, cerca de 50 mil quilos, também são produtos de roubo, porém, a vítima ainda está sendo levantada pelos policiais.