Vinte e um quilos de entorpecentes e dez armas de fogos foram apreendidas durante a Operação Simultânea II, realizada pelas forças de segurança, neste final de semana, na região oeste de Mato Grosso, com objetivo de coibir os crimes na fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Ainda na operação foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e lavrados 24 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). As polícias efetuaram 79 prisões em flagrantes.
A ação foi deflagrada nos municípios de Cáceres, Araputanga, Quatro Marcos, Mirassol D"Oeste, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda e Rio Branco. Em todos as cidades a fiscalização foi reforçada. Barreiras foram criadas e carros foram vistoriados. As pessoas que também circulavam pela região foram abordadas e a documentação checada pelos policiais.
A Operação Simultânea é realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio da Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron), em parceria com as Secretarias de Estado de Segurança Pública dos 11 estados fronteiriços do Brasil. Em Mato Grosso a operação é realizada de forma integrada com os órgão de segurança pública Federal e com o governo Boliviano nos 28 municípios que fazem divisa com a Bolívia.