Mais de três mil litros de defensivos agrícolas furtados, na madrugada de 1º deste mês, de uma fazenda de Nova Xavantina, foram recuperados pela Polícia Civil poucas horas depois no mesmo dia. No entanto, a polícia divulgou o caso somente hoje, por meio da assessoria. A carga roubada é avaliada em mais de R$ 730 mil.
O roubo aconteceu pouco após as festas de entrada do ano novo. Quatro homens armados renderam três funcionários da fazenda e fizeram as suas famílias reféns. Na ação, as próprias vítimas foram obrigadas colocar os defensivos em um caminhão e uma GM D-20.
Durante as diligências, que incluíram sobrevoo de avião sobre a região, policiais avistaram um rastro na mata que liga a estrada a uma região de uma terra indígena, parecendo que um caminhão teria entrado no local. Policiais entraram na mata seguindo o rastro e encontraram os dois veículos ainda com a carga de defensivos agrícolas.
Os veículos e a carga foram levados para a delegacia de Nova Xavantina. De acordo com o delegado, Sidarta Vidigal de Almeida, foi deixada pelos assaltantes, provavelmente para ser buscada por outros envolvidos no crime. “Os veículos foram deixados não só com a carga de defensivos, mas também com a chave na ignição. As investigações continuam em buscas dos assaltantes e demais pessoas que possam estar envolvidas no crime”.