Três homens foram presos com quatro tratores e cerca de 200 grandes toras de madeira, esta manhã, no município de Comodoro. O flagrante ocorreu quando os policiais civis se deslocaram até uma propriedade rural, localizada a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade.
“No momento em que a equipe chegou ao local os tratores estavam em pleno funcionamento, ligados e sendo utilizados para desmatar uma enorme área de mata fechada. Os três homens amarravam uma corrente e dois tratores esteira que passavam destruindo tudo”, disse o delegado de André Eduardo Ribeiro.
No local foram apreendidas cerca de 200 toras de madeiras, que estavam em montes distribuídas pela enorme área de floresta desmatada, onde existe grande concentração de árvores de 10 a 20 metros de altura.
Diante dos fatos, os três suspeitos foram conduzidos à delegacia, juntamente com as máquinas apreendidas. As toras de madeiras ficaram no local em razão da quantidade e tamanho. A Polícia Civil requisitou perícia na propriedade rural para dimensionar a devastação e oficializará a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) sobre a situação.
Em interrogatório, os três envolvidos afirmaram que foram contratados pelo dono da fazenda para fazer o serviço de limpeza para futuro plantio de soja. Eles foram autuados em flagrante pela prática de crime ambiental e arbitrada a fiança no valor de um salário mínimo para cada. Após pagamento serão postos em liberdade.
De acordo com o delegado, André Eduardo, o proprietário da fazenda foi identificado e será ouvido nos próximos dias. Ele irá responder pela destruição da área no inquérito policial que apura crime ambiental previsto na Lei 9.605/98, podendo ser multado e outras penalidades.