Quatro pessoas foram presas em flagrante e um adolescente apreendido, em Vila Rica (região Nordeste), durante cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, no fim de semana. Os presos são acusados de impedir a passagem do ônibus escolar municipal, sobre uma ponte, na zona rural.
Os suspeitos foram autuados por posse ilegal de arma de fogo. O menor irá responder ato infracional de posse ilegal de arma de fogo. Durante as buscas foram apreendidas três espingardas, um revólver calibre 38 e diversas munições.
A operação iniciou com a apuração de uma denúncia encaminhada à Polícia Civil, no início deste mês, que informava que três posseiros estavam impedindo a passagem do ônibus escolar municipal, danificando a ponte de acesso à uma fazenda. Os suspeitos, portando uma espingarda, um revólver e uma pistola, ameaçaram o motorista e os alunos da zona rural de atear fogo no ônibus se ele continuasse a circular na região.
A Polícia Civil apurou que os posseiros realizavam a função de seguranças da fazenda e portavam armas ostensivamente intimidando os moradores da região. Conforme as investigações, os suspeitos utilizavam um bar às margens de uma estrada vicinal de acesso à propriedade, para observar e abordar os carros que se aproximavam, como uma espécie de “guarita”.
Diante dos fatos, o delegado João Biffe Junior representou ao Judiciário o pedido de busca e apreensão na fazenda e no bar. Em buscas pelo bar, os policiais encontraram uma ave silvestre do tipo “curica”, um revólver calibre 38, municiado com seis projéteis intactos; duas espingardas; diversas munições que eram de propriedade do filho do dono do estabelecimento.
A autoridade policial arbitrou fiança no valor de um salário mínimo para cada um dos quatro presos, que foram liberados após o recolhimento do valor.