A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil, prendeu na semana passada, na Bahia, a mulher do principal assaltante de bancos de Mato Grosso, que também teve mandado de prisão cumprido pelo roubo ao carro-forte, ocorrido no dia 1º de junho de 2012. C.F.L., 37 anos, mulher do assaltante L.A.A., 32 anos, teve mandado de prisão preventiva cumprido pela Polícia Civil de Mato Grosso, quando iria visitar o marido na unidade prisional, na quinta-feira (5). A ordem de prisão foi cumprida pelo delegado Flávio Henrique Stringueta e equipe, que estiveram na Bahia para interrogar novamente o criminoso e prender sua mulher, acusada de lavagem de dinheiro.
O assaltante está preso desde o dia 14 de novembro do ano passado, em um presídio de segurança máxima, no interior do estado da Bahia. O assaltante é líder de uma poderosa organização criminosa que atua em Mato Grosso em assaltos a bancos e carros-fortes. Ele é apontado em mais de 20 roubos a bancos no Estado.
As investigações conduzidas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) apontam ela como uma das pessoas encarregadas de gerenciar o dinheiro obtido pela organização criminosa, ainda sob o domínio do marido, que mesmo preso continua articulando crimes.
O delegado Flávio Stringueta informou que solicitou à Justiça bloqueio e a indisponibilidade dos bens da quadrilha como uma casa em Goiânia (GO), avaliada em R$ 220 mil, veículo e valores em moeda corrente da conta bancária em nome dela e outras pessoas ligadas ao criminoso.
Conforme o delegado, a mulher do assaltante está recolhida em uma unidade prisional da Bahia e deverá ser removida para Cuiabá, assim que a Justiça baiana autorizar a transferência. "Nossas investigações identificaram depósitos bancários, transferências entre contas, ordens de pagamento e demais transações bancárias realizadas entre as contas corrente da acusada e comparsas dele", destacou Stringueta.
Desde maio de 2012, o casal passou a ser monitorado pelos policiais civis da Gerência de Combate ao Crime Organizado. Em novembro, o criminoso foi preso em um quarto de hotel, no município de Feira de Santana, na Bahia, em ação conjunta da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso com a Polícia Civil baiana, na operação denominada "Lampião". Ele era procurado por várias polícias civis brasileiras e pela Polícia Federal.
Durante as investigações, a Polícia Civil flagrou a mulher do assaltante nos estados da Bahia e Sergipe, onde a quadrilha possuía uma célula de atuação, responsável pelo apoio logístico dado as ações praticadas pelo bando na modalidade "Novo Cangaço", que agia com extrema violência e levava pânico nas cidades do interior do estado atacados pela quadrilha.
"Em Goiânia, a mulher fixou residência e eventualmente se deslocava para os demais estados dando o ‘aporte necessário" a ser fornecido aos demais integrantes do bando, sobretudo ao seu próprio marido", disse o delegado.
Conforme o delegado Flavio Stringueta, a prisão da mulher do criminoso poderá auxiliar no esclarecimento dos roubos a bancos, ocorridos em Mato Grosso e outros estados.