Duas armas de fogo foram apreendidas e um pessoa presa pela Polícia Civil, ontem, na operação "Amigo da Onça", deflagrada pela Delegacia de Canarana (região Leste). E.F.G., 42 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e munições.
A operação foi desencadeada, na quarta-feira (26), para reprimir caçadores de animais silvestres, que frequentemente abatem animais da fauna da região do Vale do Rio Xingu. A ação policial se estenderá até domingo (03.03).
O acusado foi preso, durante a madrugada, encostado em uma motocicleta na beira da estrada, em posse de um revólver calibre 22, de fabricação argentina e uma espingarda, calibre 22, de fabricação nacional, além de várias munições. Também foram apreendidos apetrechos utilizados na prática da caça, como facas, facão, canivete, amoladores e uma lona. Os objetos possivelmente seriam usados para cortar e embalar algum animal que fosse abatido.
Segundo o delegado de Canarana, Sued Dias da Silva Júnior, a ação preventiva é de preservação da fauna. "Os trabalhos serão intensificados nestes cinco dias de operação. A natureza da região é um patrimônio que deve ser cuidado", disse o delegado que coordena a operação.