Sete homens foram presos em Pontes e Lacerda (823 km de Cuiabá a Oeste) por crime de extração ilegal de minérios na Serra Dourada (área particular), próxima ao garimpo ilegal da Serra da Borda, desocupado pelas forças de segurança estadual e federal, em janeiro passado.
Os suspeitos são de Rondônia, Pará e montaram acampamentos na localidade em busca de ouro. Com eles foram apreendidas várias ferramentas usadas na extração de minérios e autuados em crimes que tratam da extração de substâncias minerais, sem a competente permissão, concessão ou licença, com penas de até 3 anos de reclusão e multa.
O delegado Luiz Felipe Nascimento de Leoni disse que os policiais chegaram à área ocupada ilegalmente a cavalos, se passando por funcionários da fazenda para não chamar a atenção dos garimpeiros. Mesmo assim, segundo ele, três homens do grupo de dez pessoas conseguiram fugir pelo mato. “A atividade ainda se mantem de forma escondida, fazem à noite ou em lugares ainda desconhecido das policiais. As polícias estão vigilantes quanto a essa atividade”, disse o delegado.
O delegado regional, Vitor Chab Domingues, expôs que, "apesar de não ser atribuição da Polícia Civil investigar crimes relacionados ao garimpo, a polícia de Pontes e Lacerda vem se desdobrando para conter a atividade na região e também para esclarecer rapidamente os crimes ocorridos na cidade", disse, através da assessoria.