As polícias Militar e Civil de Tapurah (100 km de Lucas do Rio Verde) descobriu, ontem à tarde, o “quartel general” de uma quadrilha que estava agindo na região, recebendo venenos contrabandeados, falsificando-os, procurando assemelhá-los aos originais e vendendo-os para produtores de Tapurah, Itanhangá e região. 13 pessos foram conduzidas para a delegacia e, com base nas investigações, com 4 pessoas foram presas. Os demais acabaram sendo liberados. Outros 4 podem ser presos a qualquer momento.
O local da contrafação dos venenos foi encontrado numa casa, no distrito de Ana Terra, município de Tapurah, onde foram detidos dois suspeitos. “Diante das informações obtidas e da grande quantidade de agrotóxicos contrabandeados, bem como dos apetrechos apreendidos, utilizados para contrafação (reprodução sem autorização) dos defensivos agrícolas, foi comprovada as provas do crime de formação de quadrilha”, explica o delegado de Polícia Civil, Marcelo Martins Torhacs. Policiais civis, soldados da PM fizeram prisões em flagrante de mais duas pessoas, sendo que na casa de uma mulher foi encontrado grande quantidade de venenos falsificados, bem como uma nota fiscal, ao que tudo indica falsificada. “Pelo que constava somente nesta nota fiscal, os produtos valeriam R$ 43 mil, somente os encontrados na casa da mulher envolvida. Ao menos outros quatro indivíduos, cuja participação na organização criminosa está bem sedimentada, fugiram e estão sendo procurados, sendo que as prisões poderão ocorrer a qualquer momento”, acrescentou o delegado, que enalteceu o trabalho conjunto feito com a PM, comandada em Tapurah pelo sargento Jota Lima.
A polícia obteve informações de que se trata de associação criminosa bem organizada, com ramificações em outras Cidades do Estado e até fora dele, inclusive na divisa do Brasil com Paraguai. As investigações continuarão buscando identificar outros envolvidos na quadrilha.
O delegado municipal em Lucas, Flavio Stringuetta, explicou, ao Só Notícias, que também foram expedidos mandados para prender alguns suspeitos em Lucas do Rio Verde.
(Atualizada às 20:09h)