A Polícia Civil divulgou, hoje, o balanço da operação “Pierrot”, desencadeada no interior do Estado, com foco na tranquilidade dos foliões que se divertem no carnaval. De segunda-feira (13) até ontem à noite, 270 pessoas foram presas, 270 ordens judiciais cumpridas e 136 flagrantes registrados. 5,5 quilos de drogas foram apreendidos, além de 43 armas, 38 veículos e mais de R$ 26 mil em dinheiro. 505 policiais foram mobilizados.
Nos municípios circunscritos da delegacia regional de Tangará da Serra (no Médio-Norte), os policiais prenderam 47 pessoas envolvidas em crimes, principalmente tráfico de drogas. Já na regional de Juína (Noroeste), 55 mandados foram cumpridos e 19 pessoas. Entre elas, cinco suspeitas de integrar uma quadrilha que promovia assaltos na cidade e região. O bando atuaria no roubo e furto de veículos, dinheiro, jóias, celulares e demais objetos de valor. Todos devem responder pelo crime de roubo.
No Leste, em Barra do Garças, 39 pessoas foram presas, 16 autuadas em flagrante. Os policiais fecharam bancas do jogo do bicho e apreenderam blocos e resultados de jogos, além de uma máquina para registro deles, do tipo crédito, calculadora, rede de pesca predatória, três peixes filhotes e outros 83 objetos.
Na Regional de Cáceres, 53 pessoas foram presas. Em Mirassol D”Oeste, São José dos Quatro Marcos, Rio Branco, Lambarí D”Oeste, Salto do Céu, Indiavaí, Glória D”Oeste, Araputanga e Porto Esperidião 18 pessoas foram autuadas em flagrante e 13 presas por mandado de prisão. Nestes municípios, o total foi de 31 detidos, pela prática de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo e munição, receptação, entre outros.
Em Rio Branco, Salto do Céu e Lambari D”Oeste, os policiais fecharam casas de prostituição e prenderam 9 pessoas. Em Araputanga foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de mais de 100 munições, arma e na prisão de 6 pessoas. Nas localidades, a operação foi coordenada pelo delegado de Mirassol D” Oeste, Mário Resende, com apoio de 35 policiais e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron).
Nas delegacias da Regional de Rondonópolis, 30 pessoas foram presas, sendo 16 autuadas em flagrante. Foram apreendidos 20 quilos de fertilizantes, 26 estojos de munições de calibre variados, 136 munições de calibres 9 mm, 380 e 38, 1 revólver calibre 38. Entre as apreensões também está uma carga de uma carga de 214 caixas com 4.280 litros de óleo de soja desviados de uma empresa multinacional. O material já estava distribuído em estabelecimentos comerciais e fazendas da região de Tesouro e prontos para serem vendidos. O delegado Henrique Meneguelo, Coordenador do Cisc de Rondonópolis comandou as investigações na região.
Além de prisões por tráfico de drogas, policiais da regional de Rondonópolis, sob a coordenação do delegado regional Percival Eleotério de Paula, prenderam um homicida da cidade de Pedra Preta com mandado de prisão preventiva por um homicídio praticado em março de 2011.
O diretor de interior da Polícia Civil, Aldo Silva da Costa, destacou a integração dos policiais e o empenho nos dias da operação para o cumprimento das metas estabelecidas para cada unidade. “O objetivo era tirar de circulação, principalmente armas e drogas, e levar tranquilidade no período de carnaval. Com essas prisões tiramos vários criminosos que em tese cometeriam crimes”, disse o diretor.
Conforme Aldo, finalizada a operação que antecedeu os dias de Carnaval, as delegacias iniciaram a segunda fase do trabalho, com o reforço nas delegacias para o atendimento a demanda cartorária nos dias de folia. “E nas situações emergenciais estaremos prontos para atender a ocorrência fora do local do evento e auxiliar a Polícia Militar no que for preciso. Os policiais do expediente das delegacias vêm para o reforço do plantão”, destacou.