sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Polícia Militar faz ‘Operação Terremoto’ no Nortão

PUBLICIDADE

Foi desencadeada, neste final de semana, uma operação simultânea da Polícia Militar com todos os comandos de áreas da região Norte de Mato Grosso.
Segundo o major Antonio Mario da Silva Ibanez Filho, que esteve ncetral de jornalismo de Só Notícias, o objetivo da ‘Operação Terremoto’ foi de “abalar as estruturas dos criminosos, coibindo suas ações e oferecendo à população uma maior sensação de segurança”. No total 558 policiais dos 5 Comandos de Policiamento de Área (CPA) do Comando Regional III, estiveram envolvidos nesse trabalho.

Sendo 142 militares das cidades de Vera, Santa Carmem, Feliz Natal, Marcelândia, Itaúba e Claudia, que compreende a CPA de Sinop. 157 da 8ª CPA de Sorriso, que engloba as cidades de Nova Mutum, Tapurah, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Itanhangá do Norte, Ipiranga do Norte, Boa Esperança do Norte e companhia de Lucas do Rio Verde.

Da 9ª CPA de Peixoto de Azevedo, foram 105 policiais das cidades de Guarantã do Norte, Matupá, Terra Nova do Norte, Novo Mundo, União do Norte, Nova Santa Helena e companhia de Colíder. Das cidades de Novo Horizonte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã, que são da 10ª CPA de Juara, foram designados 46 militares. E por fim a 11ª CPA de Alta Floresta, onde 108 policiais militares trabalharam nas cidades de Carlinda, Paranaíta, Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Nova Guarita e Nova Canaã do Norte.

Todas as companhias divulgaram, a cada duas horas, um relatório com os boletins dos crimes mais freqüentes registrados. Ao todo foram 24 horas de operação, tendo início às 08:00h de ontem e finalizando às 08:00h de hoje e, um total de 13 boletins elaborados. O major Ibanez apresentou o balanço completo.

Entre os crimes contra o patrimônio foram registrados um furto em veículo, 2 em vias públicas, 2 à residência, 1 à estabelecimento comercial, outros 3 de demais categorias. Foi registrado, ainda, 1 roubo de outras categorias.

Crimes contra os costumes foram, 3 de embriaguês e 1 de estupro. Nos crimes cometidos contra a pessoa foram, 3 de agressão, 4 de atrito verbal, 7 ameaças, uma tentativa de homicídio, 6 lesões corporais e 2 vias de fato. Em todas as CPAs os policiais abordaram 6,064 pessoas, onde 17 menores foram conduzidos até as delegacias. Outros 93 crimes, em diversas categorias, foram registrados.

Em blitze educativas e punitivas, com o apoio da Guarda Municipal de Trânsito, que a policia realizou ns últimas 24horas, foram registrados 2.832 crimes de trânsito e acidentes. Sendo, 1 abalroamento, uma colisão, 2 choques mecânicos e 4 vítimas com ferimentos, nenhuma fatal. 17 pessoas foram detidas por dirigir sem habilitação, 16 CNHs foram apreendidas e 3 pessoas presas por direção perigosa. Outros 62 crimes foram registrados e um total de 2.611 veículos checados.

Uma desobediência e 3 desacatos à autoridade foram registrados, entre os crimes contra a administração pública. 3 pessoas foram detidas por porte ilegal de arma, duas por posse ilegal de arma, duas por porte ilegal de arma branca e uma por disparar arma de fogo. Esses crimes foram os registrados na categoria de crime contra a incolumidade e a paz. Teve ainda outros 10 de demais categorias e 2 extravios de documentos.

Todos os números somam 9.065 crimes registrados nesse final de semana. O major Ibanez afirma que outras operações serão realizadas. “Fizemos uma estimativa e constamos que uma média de uma operação por mês será realizada. Essa foi apenas a primeira. Otras virão. Talvez, não com a mesma denominação, mas com o mesmo objetivo. Diminuir o índice de criminalidade”, salientou, ao enaltecer a coordenação do Plano de Operações por parte do comandante Regional da Polícia Militar em Sinop, coronel Jorge Roberto Cruz.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Blitz da lei seca em Sinop tem 19 presos e 42 veículos apreendidos

A 21ª edição da operação Lei Seca iniciou, ontem,...

Suspeito de matar outro durante briga de bar é preso em Mato Grosso

O suspeito do homicídio de Willian Osmar Oliveira Alves,...

Presos três que furtaram em empresas em Sorriso e Nova Mutum

Um trio, formado por dois homens e uma mulher,...
PUBLICIDADE