quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Polícia Militar de Peixoto de Azevedo usará drone para ações nas eleições municipais

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria)

O 22º Batalhão de Polícia Militar em Peixoto de Azevedo (196 quilômetros de Sinop) terá reforço tecnológico e moderno para as ações de prevenção e rondas nas eleições municipais, em 15 de novembro. A unidade recebeu um drone operacional (Aeronave Remotamente Pilotada) para inibir a prática de crimes. Policiais do Grupo de Apoio e da inteligência, inclusive, passaram por treinamentos para pilotar o equipamento em todas as situações necessárias.

“Vamos estar verificando pontos, fazendo identificação de denúncias, além de rondas, já que muitas vezes pode ter a falta de viaturas e a questão do drone acaba com a situação de você precisar de dois policiais para verificar um local. Com o equipamento você consegue de uma forma muito rápida dar a resposta”, explicou, ao Só Notícias, o comandante do GAP e tenente Hugo Rafael Carvalho.

O drone foi doado pela Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto e conta com equipamentos e especificações técnicas para ações operacionais. “Vem com caixa de som, refletor, se você tiver que dar algum aviso consegue fazer através do equipamento, tem alcance de 8 quilômetros, então pega o raio praticamente da cidade inteira. É relativamente caro, custa cerca de R$ 40 mil, mais equipamentos. Então consegue ter uma operacionalidade durante o evento muito grande. Chega até mesmo antes da viatura, você consegue mandar o equipamento lá e verificar se há necessidade da guarnição ir, inclusive emitir orientações aos próprios populares”, enfatizou.

Além disso, o 22º Batalhão é o primeiro em Mato Grosso a utilizar os recursos do equipamento na área operacional. “Em ações cotidianas dá para utilizar em rondas, acompanhamento, por exemplo na parte noturna, visto que ele tem um sistema de câmera termal, ou seja, consegue estabelecer uma temperatura média corporal e ele procura essa temperatura. Se a pessoa fugiu a noite, se escondeu no mato, você consegue regular a câmera dele, deixar termal e vai conseguir enxergar ela mesmo que esteja escondida”, apontou Carvalho.

O drone complementa ainda o sistema de monitoramento existente em Peixoto de Azevedo. “Também está bem efetivo, mais de 90% está funcionando, então consegue pegar praticamente toda a cidade, e o drone fazendo esse monitoramento in loco em uma velocidade muito rápida, até mesmo antes da viatura chegar acaba sendo um complemento importante”, completou o tenente.

O equipamento ainda faz fotos e vídeos, sendo importante na verificação de ações de flagrante em delito, e até mesmo gravar ações policiais, resguardando a ação dos policiais e também dos suspeitos envolvidos.

Atualmente, Peixoto de Azevedo tem 16.768 eleitores na zona urbana, divididos em nove locais de votação, sendo as escolas estaduais 19 de Julho, Kreen Akarore, Garcia Garrido, Luciene Cardoso de Oliveira, Monteiro Lobato, Vinícius de Moraes, além das municipais Dom Helder Câmara, Jardim das Flores e Centro Educacional Paulo Freire.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Condutor tenta fugir com moto roubada, cai e acaba detido no Nortão

A Polícia Militar apreendeu o adolescente, de 16 anos,...

Homem é hospitalizado após ser espancado em Sorriso

A Polícia Militar foi acionada, esta madrugada, após um...

Suspeito de duplo homicídio em comércio popular é recambiado para Mato Grosso

A Polícia Civil de Mato Grosso transferiu para Cuiabá,...

Polícia prende trio por tráfico e apreende R$ 32 mil em espécie no MT

A Polícia Militar prendeu dois homens e uma mulher...
PUBLICIDADE