A Polícia Militar de Mato Grosso recebeu, hoje, 5.466 espargidores de agentes químicos, 700 armas de choque (tasers) e 207 coletes balísticos. Os equipamentos de menor potencial ofensivo foram entregues pela secretaria nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, após assinatura do termo de adesão ao projeto nacional de qualificação do uso da força.
Conforme o secretário Mário Luiz Sarrubbo, a entrega dos equipamentos é fruto do compromisso institucional firmado entre o governo Federal com o governo de Mato Grosso. Durante a entrega, o secretário ressaltou que a aquisição dos equipamentos é um avanço significativo na qualificação das técnicas de atuação policial, promovendo um uso da força mais técnico, proporcional e alinhado aos direitos humanos e aos princípios da legalidade.
“Os investimentos vem em armas não letais, armamentos de fogo, viaturas, coletes, armamentos de ponta, capacitação, entre outros atributos. O Governo Federal recebe resultados bastante produtivos e significativos vindos das Forças de Segurança de Mato Grosso, que dão exemplo de atuação no policiamento para todo o país”, declarou o secretário Sarrubbo.
O secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto Roveri, destacou os importantes avanços e investimentos do Governo do Estado como a criação dos programas Tolerância Zero no combate às facções criminosas, invasões de terras e ampliação do Vigia Mais MT, com a instalação de mais de 13 mil câmeras de segurança em 127 municípios, dos 142 existentes, além da viabilização de recursos para construção de uma academia integrada no COT do Pari, com investimento na ordem de R$ 80 milhões, sendo dividido com o Governo Federal.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, também agradeceu a entrega dos novos equipamentos de menor potencial ofensivo, que serão distribuídos pela Superintendência de Apoio Logístico e Patrimônio (Salp), para militares que integram os 15 Comandos Regionais.
“Só temos agradecer pelo reconhecimento do Governo Federal aos nossos valorosos policiais militares, que são exemplos para demais unidades federativas do país. A Polícia Militar contém mais de 7 mil homens e mulheres que se dedicam todos os dias, desde os que estão na ponta ou no serviço administrativo, para garantir um serviço de comprometimento e garantia da segurança e ordem pública em todo o Estado”, finalizou o coronel Fernando.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.