PUBLICIDADE

Polícia inicia cumprimento de 168 mandados de prisões em VG

PUBLICIDADE

As Polícias Civil e Militar deram início à operação de cumprimento dos 168 novos mandados de prisão expedidos pelo juiz da Quinta Vara de Execuções Penais da Comarca de Várzea Grande, Abel Balbino Guimarães. Até sexta-feira (20), seis pessoas haviam sido presas e encaminhadas para a Polinter, em Cuiabá. Os novos mandatos obedecem à Resolução nº 137/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e trazem algumas novidades, como prazo de validade para a prisão, que envolve a prescrição do crime, e fotos da pessoa a ser presa.

Embora a competência para o cumprimento de mandados de prisão seja exclusiva da Polícia Civil, a Polícia Militar é parceira do Poder Judiciário nesta iniciativa. Segundo o aspirante a oficial Luís Cláudio Nunes, do 4º BPM, de Várzea Grande, os mandados são distribuídos diariamente às companhias de polícia do município, de acordo com a localização do endereço fornecido no documento.

O aspirante explicou que a equipe se reúne cedo, às 5h, para dar início ao cumprimento dos mandados nas primeiras horas da manhã. “O objetivo é aproveitarmos o elemento surpresa”, destacou o oficial. Como a Polícia Militar vem desenvolvendo esse trabalho sem prejuízo das atividades diárias, que são as rondas ostensivas pelos bairros, a manutenção de viaturas em pontos estratégicos da cidade e o atendimento às chamadas em casos de emergência, o oficial salientou que o número de prisões diárias, num total de três, está dentro da expectativa.

Para que o trabalho seja realizado com sucesso, o aspirante destacou ser fundamental a participação da população, que deve procurar a Polícia para denunciar a presença de um procurado nas redondezas. O aspirante afirma que o nome do denunciante pode ser mantido em sigilo. As ligações podem ser feitas para o 190, da Polícia Militar, ou para o 197, da Polícia Civil.

A importância das denúncias para o êxito da missão é compartilhada pelo delegado da Polinter, Elias Miguel Daher. O delegado explicou que a Polinter tem atualmente mais de 32 mil mandados de prisão em aberto de todo o país, sendo a maioria de Mato Grosso. Ele acrescentou que os seis presos já foram encaminhados para as unidades prisionais correspondentes, quais sejam, o Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), Penitenciária Pascoal Ramos, Presídio Feminino ou Capão Grande, em Várzea Grande.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova varredura apreende mais de 20 celulares e drogas em penitenciária de MT

Uma nova varredura realizada hoje pela força tarefa da...

Quatro são detidos com mais de 140 porções de cocaína em Sorriso

A equipe de Força Tática da Polícia Militar prendeu...

Motocicleta furtada é recuperada e condutor preso por receptação em Sinop

A Polícia Militar prendeu o motociclista, de 31 anos,...
PUBLICIDADE