Uma operação conjunta da Polícia Militar de Proteção Ambiental, do Batalhão da PM confirmou a existência de um garimpo ilegal no Parque Estadual Igarapé do Juruena (587 km de Cuiabá). Conforme o registro, a ação foi desencadeada após análises de imagens de satélite da plataforma Mais Brasil, da Polícia Federal, que apontaram sinais de desmatamento e movimentação típica de extração mineral clandestina.
Ao chegar ao local, os policiais avistaram indivíduos fugindo em direção à mata. Para mapear a área, a equipe utilizou um drone, que permitiu identificar estruturas associadas à atividade ilegal. No interior da mata, foi localizado um acampamento usado pelos garimpeiros, com vários barracos contendo roupas, redes e utensílios pessoais. Uma barraca maior funcionava como refeitório, onde foram encontrados alimentos, freezer com carnes, fogão, botijão de gás e outros materiais de apoio.
Durante a vistoria, os militares também descobriram equipamentos típicos do garimpo, como motobombas, uma planta de dragagem, gerador de energia e reservatórios de combustível — fundamentais para a exploração mineral. Diante da impossibilidade de remover os equipamentos e a fim de evitar a continuidade da atividade ilegal, a polícia destruiu os maquinários no local, seguindo protocolos de segurança.
Os autos necessários foram lavrados, e as investigações seguem para identificar os responsáveis pelo garimpo clandestino.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.



