PUBLICIDADE

Polícia flagra garimpo ilegal e apreende armas e mercúrio em área no Nortão

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Polícia Militar flagrou, ontem, a prática de garimpo ilegal durante uma ação de fiscalização ambiental realizada na zona rural de Alta Floresta, em uma área de difícil acesso. A ocorrência resultou na apreensão de ouro, armas de fogo, mercúrio e diversos equipamentos utilizados na extração mineral clandestina. Três homens foram presos.

De acordo com a PM, os policiais constataram a execução de lavra e extração de recursos minerais sem a devida autorização dos órgãos competentes. No local, três suspeitos foram abordados enquanto operavam motores e jatos de água no interior de uma área de mata, realizando atividade típica de garimpo.

Durante a busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado com os abordados. No entanto, em continuidade às diligências, os policiais realizaram buscas no acampamento utilizado como apoio à atividade ilegal, onde localizaram uma porção de material aparentando ser ouro, com peso aproximado de 12 gramas.

Ainda no acampamento, foram apreendidas uma espingarda de pressão modificada para o calibre .22, uma espingarda calibre 28, além de mercúrio — substância de uso restrito e considerada altamente nociva ao meio ambiente. Também foram encontrados diversos utensílios empregados no garimpo, como bateia, mangueiras e galões contendo óleo diesel.

Conforme a Polícia Militar, devido às condições do terreno e ao difícil acesso, não foi possível remover dois motores utilizados na atividade ilícita. Diante disso, os equipamentos foram destruídos no próprio local, conforme prevê a legislação ambiental vigente. Os motores foram inicialmente danificados com disparos de arma de fogo e, posteriormente, incinerados.

As infrações apuradas incluem posse irregular de arma de fogo de uso permitido, execução de atividade mineral sem autorização e esbulho possessório, além de crimes ambientais.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE