PUBLICIDADE

Polícia Federal investiga desvio milionário de recursos da Fundeb e cumpre mandados em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Contracheque Fantasma, com o objetivo de apurar possíveis fraudes na aplicação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em Jauru (404 km de Cuiabá). Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores dos investigados.

Segundo a PF, as investigações começaram após denúncia feita por uma vereadora da cidade, que apontou divergências entre os valores informados ao governo federal e os pagamentos realizados aos profissionais da educação. Uma análise realizada com base no portal da transparência municipal identificou uma diferença de aproximadamente R$ 1,1 milhão entre janeiro de 2022 e junho de 2023.

Também foram encontrados indícios da existência de “funcionários fantasmas”, ou seja, pessoas que constam na prestação de contas, mas não aparecem nos registros oficiais de transparência. Além disso, foram detectadas irregularidades na gestão dos recursos, como o uso inadequado de contas bancárias, o que dificulta o controle e a rastreabilidade dos valores recebidos.

Os envolvidos poderão responder por crimes relacionados à falsificação de dados em sistemas públicos. A Polícia Federal segue com as investigações para aprofundar os fatos e identificar todos os responsáveis.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Professor é preso acusado de importunar aluno de 14 anos em Mato Grosso

Um professor de 45 anos, investigado por importunar sexualmente...

Batalhão Ambiental intercepta área de desmatamento e apreende trator em Mato Grosso

Equipes da Polícia Militar do Batalhão Ambiental localizaram e...

Motorista é preso embriagado ao colidir com outro em Nova Mutum

Policiais militares prenderam o motorista de um VW Gol...
PUBLICIDADE