domingo, 5/maio/2024
PUBLICIDADE

Polícia Federal faz em MT e mais 4 Estados operação contra venda de dados sigilosos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Polícia Federal deflagrou, esta manhã, a Operação Data Leak, que apura os crimes de vazamento e receptação ilícita de dados sigilosos, bem como corrupção e violação de sigilo funcional praticados por servidores públicos federais. Estão sendo cumpridos, simultaneamente, sete mandados de prisão temporária e nove de buscas e apreensões, expedidos pela quinta vara Federal de Cuiabá. Além da capital mato-grossense as ordens são cumpridas em Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e na capital do Espírito Santo.

As investigações apuram a possível participação de servidores públicos nos crimes investigados, que, tendo acesso a bancos de dados sobre os quais deveriam guardar sigilo funcional, auferem vantagens financeiras no repasse das informações sigilosas a terceiros. Os receptadores dos dados, por sua vez, vendiam as informações com escritórios de advocacia, contabilidade, financeiras e empresas de cobrança, dentre outras, auferindo expressivos lucros na transação.

A Polícia Federal suspeita que determinadas bases de dados estejam sendo comercializadas clandestinamente por valores que superam a cifra R$ 1 milhão.

O nome Data Leak faz referência ao vazamento de dados sigilosos, que chegam ao poder de indivíduos que praticam o comércio clandestino de informações pessoais e financeiras de funcionários públicos e segurados do INSS, informa a assessoria da PF.

Em instantes mais detalhes

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Quatro são presos por planejar assassinato em MT; armas apreendidas

Quatro integrantes de grupo criminoso, em posse de...

Dois são presos com drogas em bairro de Lucas do Rio Verde

Dois homens, investigados por posse de drogas e receptação...
PUBLICIDADE