A Polícia Federal faz, neste momento, em Cuiabá, nova operação para combater caixa 2 em campanha eleitoral. Oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em apartamentos e condomínios de luxo. Policiais estiveram na residência de Cesar Zilio, ex-secretário Administração na gestão de Silval Barbosa, fazendo busca e apreensão. O advogado dele, Huendel Amorim, informou, em nota, que houve as buscas e "os fatos investigados na operação deflagrava pela Polícia Federal, já foram objeto de esclarecimentos em sua colaboração Premiada, perante a justiça de Mato Grosso; Esclarece ainda, que não houve qualquer medida cautelar segregatória, tampouco mandado de condução coercitiva" e que "Zilio está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos". O ex-secretário fez delação premiada, na operação Sodoma, que investiga irregularidades fraudes nas concessões de incentivos fiscais para empresas. Zilio chegou a ser preso em março pela Polícia Civil.
A Polícia Federal dará, em instantes, mais detalhes obre as investigações feitas hoje e o cumprimento dos mandados.
Esta é a segunda operação feira, este mês, em Mato Grosso, pela PF. No início do mês, a justiça federal expediu 45 mandados de busca, apreensão e condução coercitiva em Cuiabá e Várzea Grande. Três empresários do setor da construção civil foram conduzidos para depor e, em seguida, liberados. A PF apura se haveria lavagem de dinheiro através da compra de imóveis por terceiros.
Nas fases anteriores, a Ararath investigou envolvidos com esquemas de empréstimos fraudulentos no governo passado com desvio de recursos públicos. Um dos que já foi condenado é o ex-secretário da Casa Civil e de Fazenda Eder Moraes.
(Atualizada às 09:32h)