PUBLICIDADE

Polícia Federal e IBAMA fazem operação no Nortão para combater garimpos ilegais; maquinários apreendidos e 11 multados

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (fotos: assessoria - atualizada às 10h41)

O delegado da Polícia Federal, Samir Zugaibe confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que foi feita uma operação entre  quinta e ontem, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) com apoio da Polícia Militar para combater crimes ambientais na região da Gleba Nhandu, localizada no município de Novo Mundo (291 quilômetros de Sinop), além de  fiscalizar e reprimir as atividades ilícitas dos garimpos de ouro.

Onze pessoas responsáveis pelas lavras , entre elas garimpeiros, proprietários rurais e proprietários de maquinário, foram identificados, sofrendo multas e autuação administrativa e criminal por usurpação de bens da união, extração ilegal de minério e crimes ambientais relacionados como desmatamento sem autorização, poluição de recursos hídricos, uso de substância perigosa (mercúrio).

Foram apreendidas duas escavadeiras hidráulicas, um trator de esteira, um caminhão prancha, seis dragas óleo diesel. Onze pessoas responsáveis pelas lavras garimpeiras, entre elas garimpeiros, proprietários rurais e proprietários de maquinário, foram identificados, sofrendo multas e autuação administrativa e criminal por usurpação de bens da união, extração ilegal de minério e crimes ambientais relacionados como desmatamento sem autorização, poluição de recursos hídricos, uso de substância perigosa (mercúrio). Além disso, dois garimpeiros foram presos em flagrante por porte ilegal de armas.

Os alvos foram previamente levantados através de imagens de satélites que demonstraram a abertura de diversas lavras garimpeiras em áreas de reserva legal de assentamentos e propriedades rurais e ainda, de áreas de preservação permanente – APP, dos rios Braço Norte e Peixoto de Azevedo.

Todos os maquinário e o combustível apreendido foram destinados às prefeituras locais, que poderão fazer uso até conclusão do processo em obras de  infraestrutura em entradas.

Ação faz parte da operação Joio que já vinha sendo executada pelo IBAMA em outros municípios da região e resulta da continuação das investigações iniciadas na operação Solea, que foi deflagrada no final de junho desse ano.

A parceria da PF e IBAMA na região prossegue com investigações e levantamentos de ilícitos ambientais por imagens de satélite e ações de campo executadas de forma cirúrgica ,localizando pontos críticos de ocorrência de atividades que ameaçam o ambiente, identificando seus responsáveis e induzindo demais empreendedores de atividades potencialmente poluidoras ou destruidoras a buscarem regularizar seus empreendimentos junto aos órgãos minerários e ambientais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE