sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Polícia Federal: duas mil cargas madeira retiradas de terras indígenas

PUBLICIDADE

A Polícia Federal já prendeu pelo menos 16 pessoas em Sinop, Sorriso, Vera e Feliz Natal acusadas de envolvimento na extração ilegal de madeira do parque nacional do Xingú, na área do município de Nova Ubiratã. São 29 acusados que estão sendo procurados na região. Em Mato Grosso foram decretados 47 mandados. Até agora, o número de presos chega a 19, incluindo 5 no Paraná. Já foram presos um cacique, empresários e servidores do Ibama. Eles estão sendo levados para o escritório do Ibama, onde está a central da operação Mapinguari. Conforme Só Notícias já informou, 3 ex-chefes do Ibama em Sinop estão sendo procurados. O advogado de um deles está conversando com a PF para apresentá-lo.

O delegado Franco Perazzoni disse, agora há pouco, que “a quadrilha extraiu madeira de uma área aproximada de 8.500 hectares no parque do Xingú. São cerca de duas mil cargas de madeira que foram extraídas e vendidas ilegalmente. Madeireiras da região mandavam as cargas para suas filiais ou clientes em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás”, declarou.

O delegado declarou também que algumas informações ainda não podem ser prestadas porque a operação está em andamento. Pelo menos 50% dos mandados de busca e aprensões foram cumpridos.
Perazzoni acredita que o trabalho será concluído à tarde. São 200 policiais federais que trabalham nesta operação, com apoio de técnicos do Ibama. Está sendo feita a apreensão de madeira e de maquinários em alguns municípios da região.

O delegado acrescentou que equipes do Ibama estão fazendo medições na divisa do parque com algumas fazendas, bem como na parte interna do parque do Xingú para identificar a quantidade de madeira extraída ilegalmente.
Índios são acusados de venderem madeira extraída ilegalmente do parque para madeireiros e agricultores. Os servidores do Ibama são acusados de fazerem projetos de manejo fraudulentos para garantir o transporte e comercialização da madeira.

(Atualizada às 12:32hs)

Leia mais
Presos em operação da PF em Sorriso são levados para Sinop
PF cumpre no Nortão 47 mandados prisão e procura 3 ex-chefes do Ibama Sinop
Polícia Federal faz agora operação em Sinop e Sorriso

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem acusado por espancar companheira em Sorriso é denunciado

A adolescente, de 15 anos, recebeu tratamento médico numa...

Polícia prende acusados de vender armas em Sorriso

A Polícia Militar prendeu hoje, durante a operação Vitae,...

Condutor tenta fugir com moto roubada, cai e acaba detido no Nortão

A Polícia Militar apreendeu o adolescente, de 16 anos,...

Homem é hospitalizado após ser espancado em Sorriso

A Polícia Militar foi acionada, esta madrugada, após um...
PUBLICIDADE