PUBLICIDADE

Polícia Federal deflagra operação Caipora em Mato Grosso e Rondônia

PUBLICIDADE

A Polícia Federal desencadeou na manhã desta quarta-feira, às 6h, a operação “Caipora” que tem como objetivo desarticular esquema de extração ilegal de madeira na Terra Indígena Vale do Guaporé, nas divisas de Mato Grosso e Rondônia. Ao todo, 230 policiais cumprem 54 mandados de busca e a apreensão e cerca de 45 mandados de prisão. As ações acontecem simultaneamente nas cidades de Cuiabá, Cáceres, Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Conquista Doeste, Comodoro, todas em Mato Groso e em Vilhena, no Estado de Rondônia.

Segundo a Polícia Federal, a atividade criminosa começava com o aliciamento de índios da região do Vale do Guaporé – aos quais eram ofertados carros, motos, gênero alimentícios em troca de vantagens, com participação de servidores públicos. A investigação apurou ainda que funcionários da Funai recebiam pagamentos mensais para permitir a livre atuação dentro da reserva indígena, além de alertar sobre eventuais fiscalizações do próprio órgão e também de outros instituições federais. A Policia Federal apurou ainda que o envolvimento de integrantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), além de proprietários de fazendas vizinhas à reserva.

O Caipora é uma figura lendária de um espírito protetor das florestas. Quando os homens desrespeitam as leis da caipora, ele os persegue, furiosamente, os caçadores, que largam as armas e fogem, espavoridos. Porém, o Caipora permite a atividade dos caçadores que lhe oferecem presentes, principalmente fumo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE