A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação STOL, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada ao tráfico interestadual de drogas, com atuação predominante no modal aéreo, mediante o emprego de aeronaves de pequeno porte. Durante a ação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão em Sinop e também nas cidades de Porto Velho (RO), Campinas (SP), Itaituba (PA) e Santarém (PA), todos expedidos pela 2ª Vara de Garantias do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.
Segundo a PF, as investigações apontaram que o grupo criminoso se especializou no transporte aéreo de grandes quantidades de entorpecentes, utilizando avionetas para deslocamento das cargas ilícitas, contando com a atuação direta de pilotos vinculados ao esquema, além de integrantes responsáveis pelo apoio logístico, financeiro e operacional. No curso das apurações, foram identificadas e vinculadas à organização criminosa três grandes apreensões de drogas, sendo aproximadamente 430 kg de entorpecentes na cidade de Humaitá (AM), 22 kg em Lábrea (AM) — remanescentes de carga após a queima de uma aeronave utilizada no transporte — e cerca de 480 kg em Machadinho d’Oeste (RO).
Além das medidas restritivas de liberdade, a operação resultou no sequestro de bens de alto valor econômico, incluindo imóveis em condomínios de alto padrão, veículos de luxo e aeronaves, com o objetivo de descapitalizar a organização criminosa e interromper o ciclo financeiro do tráfico de drogas.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico, lavagem de capitais e outros delitos correlatos, conforme apurado no curso das investigações.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


