PUBLICIDADE

Polícia faz operação sobre furto de energia envolvendo várias empresas em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis deflagrou, hoje, a Operação ‘Catus” com objetivo de reprimir o crime de furto de energia elétrica. Uma pessoa foi presa em flagrante e estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e verificação dos medidores de energia elétrica.

O alvo da operação é uma empresa da cidade, com mais de 15 unidades, e é suspeita de furtar energia elétrica mediante adulteração dos medidores de energia e a utilização de equipamentos eletrônicos que adulteram o consumo de energia.

As equipes policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão, além de verificação de 15 locais suspeitos de estarem com equipamentos adulterados. A operação conta com apoio da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e da concessionária de energia elétrica. As equipes estão em campos realizando as diligências e foi constatado pela perícia que pelo menos oito lojas apresentaram indícios de furto de energia.

Também foi alvo da Operação Catus uma pessoa suspeita de operacionalizar e vender os equipamentos usados na fraude. A DERF apurou que o furto de energia “vem ocorrendo de maneira contínua em toda rede de lojas e o prejuízo é estimado em R$ 150 mil em um período de seis meses”.

De acordo com o delegado Santiago Rozendo Sanches, as investigações apontam dois tipos principais de fraude aplicadas nos furtos. Uma ocorre com a adulteração do medidor de energia utilizando equipamentos eletrônicos de forma que o consumo registrado fosse reduzido em relação ao que foi efetivamente consumido. A outra fraude ocorria com a a utilização de equipamento eletrônico de pulsação magnética que desligava o medidor de energia enquanto a energia era efetivamente consumida.  “Importante ressaltar que a subtração de energia elétrica é crime com pena que pode chegar a oito anos de reclusão. E todos os consumidores acabam pagando a conta de empresas e pessoas físicas que subtraem energia elétrica no chamado “gato”, declarou.

A informação é da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preso homem que torturou companheira com espada de samurai em Mato Grosso

Um homem que torturou e tentou matar a companheira...

Homem é preso após desacatar oficial de justiça e policiais em Sinop

A Polícia Militar prendeu um homem, esta tarde, por...

Preso suspeito por estuprar sobrinha de 3 anos em Lucas do Rio Verde

Investigadores de Polícia Civil prenderam, esta tarde, um homem...

Polícia apreende 300 quilos de cocaína dentro de veículo em Mato Grosso

Equipes da Polícia Militar e do Grupo Especial de...
PUBLICIDADE