PUBLICIDADE

Polícia faz operação contra quadrilha que aplicava golpes virtuais em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo - Atualizada às 11h39)

A Polícia Civil do Distrito Federal e de Mato Grosso, deflagrou hoje, a Operação Falso Perfil, para cumprimento de mandados judiciais contra quatro suspeitos de envolvimento com associação criminosa que aplicava golpes de estelionato no WhatsApp. As investigações, iniciadas no final do ano passado, identificaram uma quadrilha formada em Cuiabá, que possui suspeita de aplicar estes golpes em vítimas de diversos estados do país.

O golpe aplicado pelo grupo é o do “falso perfil”, em que os criminosos, normalmente por vazamento de dados, identificam dados de vítimas e entram em contato com parentes, ou pessoas relacionadas a elas, solicitando quantias de dinheiro.

A investigação apontou que um suspeito se identificou como filho da vítima, informando que o seu celular estava danificado e havia sido deixado na assistência técnica, o que o obrigaria a usar um novo número nos próximos dias. Em seguida, solicitou que fossem feitos pagamentos, que seriam devolvidos em breve, o que não ocorreu.

O grupo divide as funções de seus membros basicamente em dois núcleos. O primeiro, operacional, é responsável por obter dados das vítimas e habilitar chips de celular utilizados na fraude e enviar as mensagens falsas.

Outro núcleo, o financeiro, fornece as contas bancárias e as chaves PIX repassadas às vítimas para o recebimento dos valores do golpe. Também realizavam os saques e transferências das quantias rapidamente, para evitar que a pessoa enganada recuperasse o valor repassado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE