PUBLICIDADE

PF faz operação contra garimpo ilegal em Mato Grosso; 9 presos e ouro apreendido

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

Policiais federais e civis prenderam 9 garimpeiros durante uma desocupação de garimpo ilegal instalado próximo à Reserva Ecológica do Bananal, em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá). Foram apreendidos 279 gramas de ouro. A operação Mina Bananal constatou um sistema de mina aberto com o emprego de emulsões explosivas, popularmente conhecidas como bananas de dinamite, aditivadas com nitrato de amônia. Foram localizadas 279 gramas de ouro na posse de 9 garimpeiros, presos em flagrante por extração ilegal de ouro, usurpação de matéria-prima da União, posse e emprego de artefato explosivo sem autorização e associação criminosa.

Policiais destruíram maquinários usados na atividade de extração ilegal de ouro e produtos como nitrato de amônia, as espoletas utilizadas para ignição dos explosivos e dois galões de 50 litros de diesel, 02 geradores à combustão, duas britadeiras elétricas e três detectores de metais. Também foram apreendidas 3 motocicletas, antena de sinal de celular.

Investigações terão continuidade para identificar os financiadores da atividade ilegal, visando descapitalizar essa organização criminosa que, ao usurpar de ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação do meio ambiente, gerando consequentemente um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.  O possível envolvimento de proprietários rurais da região também será apurado, informa a PF.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem invade base de concessionária, tira as roupas e é preso em Sinop

A Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem, ontem à...

Mais de 150 celulares são apreendidos pelo sistema prisional em Mato Grosso

As operações realizadas pela Secretaria estadual de Segurança Pública,...

Acusado por duplo homicídio é preso em Mato Grosso

Policiais civis de Mato Grosso prenderam, ontem à tarde,...
PUBLICIDADE