segunda-feira, 15/abril/2024
PUBLICIDADE

PF faz operação contra garimpo ilegal em Mato Grosso; 9 presos e ouro apreendido

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

Policiais federais e civis prenderam 9 garimpeiros durante uma desocupação de garimpo ilegal instalado próximo à Reserva Ecológica do Bananal, em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá). Foram apreendidos 279 gramas de ouro. A operação Mina Bananal constatou um sistema de mina aberto com o emprego de emulsões explosivas, popularmente conhecidas como bananas de dinamite, aditivadas com nitrato de amônia. Foram localizadas 279 gramas de ouro na posse de 9 garimpeiros, presos em flagrante por extração ilegal de ouro, usurpação de matéria-prima da União, posse e emprego de artefato explosivo sem autorização e associação criminosa.

Policiais destruíram maquinários usados na atividade de extração ilegal de ouro e produtos como nitrato de amônia, as espoletas utilizadas para ignição dos explosivos e dois galões de 50 litros de diesel, 02 geradores à combustão, duas britadeiras elétricas e três detectores de metais. Também foram apreendidas 3 motocicletas, antena de sinal de celular.

Investigações terão continuidade para identificar os financiadores da atividade ilegal, visando descapitalizar essa organização criminosa que, ao usurpar de ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação do meio ambiente, gerando consequentemente um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.  O possível envolvimento de proprietários rurais da região também será apurado, informa a PF.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende dois por tráfico de drogas em Mato Grosso

Polícia Federal deflagrou, hoje, a Operação Investida, que tem...

Rotam prende envolvidos no homicídio de jovem localizado em milharal em Sorriso

Policiais militares da equipe de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas...

Dez são presos por embriaguez durante blitz da lei seca em Alta Floresta

A Polícia Militar deteve 10 motoristas acusados por embriaguez...
PUBLICIDADE