PUBLICIDADE

Polícia faz megaoperação contra esquema de estelionato em MT e mais dois Estados; 157 mandados

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Polícia Civil, através Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, e a Polícia Civil de Goiás, cumprem hoje ordens judiciais na operação Broker Phantom, deflagrada com objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em estelionato e lavagem de dinheiro, com atuação em âmbito nacional. São cumpridos 157 mandados judiciais, que são cumpridos nos Estados de Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina. A operação reúne mais de 400 policiais.

Ao todo, são cumpridos 78 mandados de busca e apreensão domiciliar, 59 mandados de prisão temporária, 18 mandados de prisão preventiva, além de quebras de sigilos telemáticos e telefônicos, e sequestro de bens até o limite do valor do prejuízo estimado. Em Mato Grosso, são cumpridas 74 ordens judiciais, sendo 37 mandados de prisão e 37 de busca e apreensão, em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Diamantino e São José do Rio Claro.

As investigações revelaram um esquema complexo baseado em “engenharia social” e na utilização de plataformas de comércio eletrônico para prática de estelionato, principalmente o conhecido como “golpe do intermediário”. 

Segundo a polícia, foi verificado que o grupo criminoso criou pelo menos 144 anúncios falsos, por meio de mais de 40 contas, utilizando perfis falsos e manipulando as vítimas para que realizassem transferências de valores para contas de terceiros, geralmente “laranjas”. O prejuízo estimado causado por essa organização criminosa é de quase R$ 2 milhões.

As investigações prosseguem com a análise do material apreendido e dos dados obtidos com as quebras de sigilo, visando identificar outros possíveis integrantes da rede criminosa, detalhar a participação de cada envolvido e buscar a recuperação dos valores subtraídos das vítimas.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Rotam prende trio com maconha pasta e base em Lucas do Rio Verde

Policiais militares do grupo de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas...

Nova Mutum: polícia resgata quatro crianças em situação de abandono e prende mãe

Policiais militares do 1º Esquadrão Independente de Policiamento Montado...
PUBLICIDADE