O 8º Comando Regional da Polícia Militar (sediado em Juína) e o batalhão de Proteção Ambiental, além da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) divulgaram balanço parcial de operação que está sendo realizada nas regiões de Guariba e Três Fronteiras (1.370 km de Cuiabá), na região Noroeste, em Colniza. Já foram apreendidos armamentos, dezenas de cartuchos carregados, 2 motosserras, espinhais, além da detenção de três pessoas e a apreensão de dois animais silvestres, que estavam sendo criados em cativeiros.
Por meio da assessoria do comando, o líder da operação, tenente coronel Joel Outo Matos, destacou que o local já foi cena de homicídio e tentativa, devido aos repentinos conflitos agrários que acontecem na localidade. Já o comandante regional, tenente coronel Wilker Soares Sodré, destacou que por se tratar de uma região de divisa com Rondônia e Amazonas, a área se torna um ponto favorável para a exploração ilegal de madeira, como também da caça e da pesca.
Cerca de 20 policiais militares estão envolvidos na operação, que começou na sexta-feira (22). Só nesse mês, segundo a polícia, cerca de 30 armas foram apreendidas na região Noroeste.