A Polícia Civil estourou, em quatro meses, 1.874 bocas-de-fumo em Mato Grosso. Nesse período, a Polícia Judiciária Civil cumpriu 1.437 mandados de buscas em pontos de distribuição de drogas, sendo 43 deles cumpridos pela Delegacia de Repressão à Entorpecente (DRE), resultando em 56 pontos de venda de droga desarticulados em Cuiabá.
Foram apreendidos também, pelas polícias Civil e Militar, 395 quilos de entorpecente, sendo 51 quilos de maconha, 54 de cocaína e 150 quilos de pasta base apreendidos pela Polícia Militar.
Pela Polícia Judiciária Civil foram 67 quilos de drogas apreendidas no interior do Estado e 73 quilos na região Metropolitana, sendo 29 quilos de cocaína apreendida pelo Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) da região Sul.
Além dos entorpecentes, foram apreendidas nesses quatro meses de aplicação do PAS, 826 armas de fogo em todo Estado, sendo a maioria delas, 546, no interior, e o restante, 280, na região Metropolitana.
Diversas operações de combate ao tráfico doméstico de drogas foram desencadeadas nesse período. Na operação ‘Quentão”, deflagrada pela Polícia Judiciária Civil, por exemplo, 410 pessoas foram presas e nove quilos de drogas foram apreendidos.
Na operação ‘Agosto”, 200 pessoas foram presas e mais de três quilos de drogas apreendidos. Outras 17 pessoas foram presas e três quilos de drogas foram apreendidos durante a operação ‘Limpa Pedra 90″. Ambas operações foram desencadeadas pela Polícia Civil.
Também nesse período, no mês de julho, a Polícia Militar apreendeu em Cáceres 50 quilos de substância análoga a pasta base de cocaína. Na operação ‘Syn Ergón”, deflagrada em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), 35 pessoas foram presas, 27 mandados foram cumpridos e 42 pontos de distribuição de drogas foram desarticulados.