Policiais militares e civis prenderam quatro pessoas e desarticularam, ontem, um esquema de compra e venda ilícita de gado. Segundo informações policiais, os acusados atuavam na região dos municípios de Jangada, Acorizal, Nobres e Rosário Oeste. Além das prisões, foram apreendidas armas e vários animais recuperados.
A.P.S., 34 anos, é morador de Acorizal e apontado como mentor dos roubos e furtos nas fazendas da região. Ele agia com F.M.A., 26 anos; E.P.B., 74 anos; e J.R.S., 54 anos. Todos foram presos tentando comercializar 25 novilhas da raça Nelore pelo preço de R$ 19,4 mil.
Após serem presos, os suspeitos afirmaram desconhecer que o gado era de origem ilícita e que um homem identificado apenas como "Dito" havia negociado o gado. Com o grupo, os policiais apreenderam três revólveres calibre 38, duas espingardas calibres 22 e 32, 15 munições de 38 e 12 munições de 22.
O gado recuperado foi avaliado em R$ 35 mil e foi furtado de uma fazenda na região do Manso, próximo a Acorizal. Todos os acusados foram encaminhados para a delegacia e vão responder pelo crimes de porte ilegal de arma, receptação e roubo.
A operação teve início após moradores da zona rural da região denunciarem os roubos e furtos de gado em fazendas do município de Jangada.