PUBLICIDADE

Polícia desarticula esquema de ataques à diretoria de cooperativa de saúde em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), deflagrou, hoje, a Operação Short Code, para combater crimes cibernéticos e campanhas difamatórias contra a atual diretoria de uma cooperativa de plano de saúde da Capital. São cumpridas ordens judiciais em Cuiabá e Aparecida de Goiânia (GO) a uma rede de desinformação ligada à antiga gestão de cooperativa de saúde, na capital mato-grossense.

Entre os crimes investigados estão associação criminosa, injúria, difamação e calúnia, sendo os três últimos na forma qualificada.

Os mandados foram expedidos com base em investigações relacionadas a inquérito policial instaurado na DRCI, após a detecção de disparos massivos de mensagens SMS com conteúdo difamatório, a partir de um site específico. As mensagens utilizavam serviços de “short codes” (números de telefone que empresas usam para enviar e receber mensagens em massa, frequentemente usados para marketing, promoções, serviços de atendimento ao cliente) para atrair médicos cooperados a acessar o conteúdo, que continha acusações anônimas contra os atuais diretores da empresa.

“As publicações tinham como objetivo destruir a imagem da nova diretoria, que assumiu a cooperativa após uma auditoria identificar um rombo de R$ 400 milhões nas contas do exercício do ano de 2022”, detalhou a assessoria da Polícia Civil.

As investigações revelaram que os disparos de SMS partiram de empresas de marketing digital sediadas fora do Estado, mas vinculadas a pessoas com ligação direta à antiga gestão do plano de saúde em Mato Grosso.  Os alvos foram vinculados ao uso de linhas telefônicas e serviços de envio de mensagens por meio das plataformas, inclusive na empresa apontada como financiadora dos disparos, cujo pagamento foi rastreado até os envolvidos.

O conteúdo das mensagens era divulgado sob o pseudônimo “Edmond Dantès” — personagem da literatura que simboliza vingança —, e o site foi hospedado fora do Brasil, dificultando a responsabilização direta.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia incinera mais de 2 toneladas de drogas apreendidas em Mato Grosso

A quarta incineração do ano realizada pela Delegada Especializada...

Polícia promove 30 militares durante solenidade em Sinop

Foi realizada formatura militar alusiva aos 190 anos de...

Fugitivos de presídio em Mato Grosso são recapturados em Rondônia

Dois fugitivos da Penitenciária de Várzea Grande no mês...
PUBLICIDADE