PUBLICIDADE

Polícia Civil e MP de Mato Grosso definem acesso de promotores a inquéritos policiais eletrônicos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

A Polícia Civil fez a primeira videoconferência com promotores estaduais para tratativas do procedimento de funcionamento e integração do inquérito policial eletrônico implantado. Cerca de 50 promotores de justiça das Promotorias Criminais da região metropolitana de Cuiabá participaram da reunião on-line e inédita, articulada pela diretoria geral da Polícia Civil e pela coordenadoria de Tecnologia da Informação com principal objetivo tratar sobre a integração do inquérito policial eletrônico, do acesso que os promotores das Varas Criminais terão, e como será a forma de fiscalização do Ministério Público Estadual. Foi explicado o funcionamento da nova plataforma de transmissão eletrônica ao Judiciário, do acesso online que está sendo desenvolvido pelos profissionais da Fábrica de Software, e a integração com o sistema PJe do Tribunal de Justiça, que possibilitará que o MPE realize o controle difuso e a fiscalização externa em tempo real, de forma rápida e segura.

Através da ferramenta, os membros das promotorias criminais terão acesso por meio eletrônico dos procedimentos policiais e peças que compõem o inquérito policial, além das fiscalizações de controle das atividades internas das unidades policiais que se mantêm com as mesmas garantias previstas na lei conforme Constituição Federal.

Conforme o delegado-geral Mário Dermeval Aravechia de Resende, a Polícia Civil de Mato Grosso vem rompendo paradigmas, buscando por meios de ferramentas eletrônicas a implantação de serviços com qualidade, celeridade, promovendo também benefícios para Instituições parceiras.

Para o promotor de justiça e assessor da Corregedoria-Geral do Ministério Público, Tiago de Sousa Afonso da Silva, a reunião sobre o sistema  PJe e a tramitação eletrônica dos inquéritos policiais eletrônicos foi muito produtiva, uma vez que a Polícia Civil não apenas teve a oportunidade de expor informações sobre esse sistema, como também ouvir as ponderações e observações por parte dos promotores atuantes na capital e que lidam diretamente com esse sistema. A modernização na tramitação dos procedimentos está sendo fundamental principalmente neste momento de pandemia.

A próxima videoconferência será promotores do interior dia 28, às 9 horas, informa a assessoria.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE