Cerca de 250 quilos de explosivos foram apreendidos durante ação da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), juntamente com o 9º Batalhão de Engenharia da Construção (9º BEC), ontem à tarde. O material foi localizado em uma empresa, nas proximidades da Serra de São Vicente, a cerca de 70 quilômetros da capital.
Conforme o delegado Diogo Santana Souza, no estabelecimento foi encontrado o material explosivo do tipo ANFO, além de acessórios de detonação dos tipos Reforçadores “Booster”, Cordel Detonante, Estopim, Espoleta e Retardos. “Todo material estava acondicionado de forma ilegal, em quartos e sendo a maior parte encontrada em local aberto, totalmente exposto e de fácil acesso”.
Um inquérito policial foi instaurado pelo GCCO e os responsáveis pelo local serão responsabilizados criminalmente por armazenamento irregular de artefato explosivo e sofrerão sanções administrativas.
Segundo o delegado, a empresa tinha apenas autorização para uso imediato do material, no entanto estava estocando o produto e de forma irregular, oferecendo perigo e risco de ser roubado ou furtado.