PUBLICIDADE

Polícia Civil de Mato Groso terá veículo blindado

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques visita a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), nesta quinta-feira pela manhã, para entregar um veículo blindado para a Polícia Civil. O gestor também vai conversar com os alunos do Curso Superior de Polícia, realizado nesta semana na sala multiuso.

O carro-forte foi doado por uma empresa de segurança, objetivamente para a atuação das unidades especializados da polícia. Todo o processo de revitalização do veículo blindado contou com a parceria do Banco do Brasil, Sicoob, Sicredi, Aprosoja e Grupo Bom Futuro.

O diretor de Execução Estratégica da Polícia Civil, delegado Mário Dermeval Aravechia Resende, foi o idealizador do projeto junto com outros policiais, que ajudaram nos trâmites da doação e na transformação do carro-forte em um veículo policial.

Para transformar o carro-forte foram realizadas pesquisas de mercado para encontrar uma empresa que tivesse condições de restaurar o blindado, dentro das características necessárias para sua utilização. “Foram sete meses de serviços de restauração, em parceria com empresas e instituições bancárias, e muita dedicação de servidores que tiveram papel fundamental na concretização desse projeto”. 

O blindado será colocado para uso institucional e operacional das unidades policiais, com emprego no controle de distúrbios civis, como as grandes manifestações populares, oferecendo segurança para policiais e manifestantes, além do uso em operações de eminente risco e situações pontuais no interior do estado envolvendo reféns.

O blindado ficará sob responsabilidade da Gerência de Operações Especiais (GOE), unidade vinculada a Diretoria de Atividades Especiais, que tem treinamento para operar esse tipo de veículo.

O carro-forte da Polícia Civil pesa cerca de quatro toneladas e tem blindagem nível 5, a máxima permitida no Brasil. É capaz de proteger e suportar ataques de armas de grosso calibre.

O blindado mede 2,60m de altura por 2,30m de largura e tem 6,50m de comprimento. Possui chassi 709, motor Mercedes Benz, e é movido a Diesel.

Para chegar ao estado final recebeu novo volante, rodas, interclimas, dois aparelhos de ar condicionados, inserção de plataformas metálicas, faróis, para-choque, iluminação de led moderna e pintura de alto nível com adesivagem dentro da padronização visual da Polícia Judiciária Civil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE