PUBLICIDADE

Polícia Civil cria canal com orientações a vítimas em caso de golpes no Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Polícia Civil criou um canal exclusivo de orientação à população de como proceder em casos de fraudes por meio eletrônico e evitar possíveis situações de estelionato, com o objetivo de auxiliar de maneira rápida e objetiva as vítimas de golpes. O projeto desenvolvida reúne a atuação das unidades especializadas no combate a golpes, especialmente em ambiente virtual, e tem como ideia central divulgar as informações de maneira fácil para que as vítimas tenham acesso rápido e saibam como proceder em casos de golpes ou fraudes eletrônicas.

A ideia nasceu no Núcleo Especializado de Estelionato da 1ª Delegacia de Várzea Grande, após a unidade policial observar que muitas vítimas, depois de sofrerem golpes por meios eletrônicos, não sabiam como proceder para evitar outros prejuízos.

“Com as informações disponíveis, a vítima já pode adiantar os procedimentos conseguindo, por exemplo, recuperar suas contas em redes sociais, denunciar perfis falsos criados em seu nome e evitar que valores transferidos sejam difundidos para outras contas bancárias”, explicou o delegado Ruy Peral, responsável pelo setor.

No projeto-piloto, as informações estão disponibilizadas no site da Polícia Civil no campo Orientações Sobre Golpes, onde é encontrado o passo a passo de como a vítima deve proceder em situações como: pagamentos ou transferências decorrentes de crime; sequestro de perfil de whatsapp; hackeamento de redes sociais como Facebook e/ou Instagram, entre outros golpes.

Dentro do projeto também serão divulgados nas delegacias da Polícia Civil em todo o estado, cartazes com os QR Codes, onde as vítimas poderão acessar diretamente dos seus aparelhos celulares as orientações sobre o golpe específico que sofreram.

O planejamento é que projeto seja ampliado em alguns dias com a criação de um hotsite específico, vinculado ao site da Polícia Civil, onde estarão disponíveis orientações sobre outras modalidades de golpes, dicas de segurança e diversas informações que trarão esclarecimentos sobre crimes de estelionato e outras fraudes.

Além do site institucional e das delegacias, a Polícia Civil trabalha para que o material com os QR Codes que direcionam para as orientações sobre cada golpe específico seja amplamente divulgado em redes sociais, veículos de imprensa e locais com grande movimentação de pessoas como agências bancárias e comércio.

O diretor Metropolitano, Wagner Bassi Junior, destacou que, com o projeto, a Polícia Civil busca investir rotineiramente no trabalho de conscientização e esclarecimento à população, para que as vítimas de golpes possam agir de maneira rápida e efetiva. “Criamos um canal único em que a vítima pode encontrar orientações de como agir em casos de fraude eletrônica e de maneira fácil, em que por meio do QR Code ela possa acessar diretamente a informação que ela precisa”, explicou Bassi.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE