A nova estrutura organizacional e setorial da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso foi publicada no Diário Oficial, que circulou na quarta-feira (11). O decreto aponta adequações na distribuição de delegacias, de acordo com a compatibilização das áreas de atuação de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, denominadas Regiões Integradas de Segurança (RISP).
A reformulação no quadro organizacional traz a criação de três novas Regionais de Polícia, passando de 12 para 15 as Delegacias Regionais com suas unidades circunscritas e mudanças na nomenclatura de delegacias de polícia. A hierarquia da Polícia Judiciária Civil é dividida em sete Diretorias (Diretoria Geral, Geral Adjunta, Interior, Metropolitana, Atividades Especiais, Execuções Estratégicas e Inteligência), além da Corregedoria Geral e Academia de Polícia.
O delegado geral da Polícia Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, disse que as adequações na estrutura organizacional vão ao encontro das políticas públicas de segurança e busca facilitar a atuação policial frente ao avanço da criminalidade. "A distribuição das unidades de forma regionalizada facilita a atuação integrada da Polícia Civil e também da Polícia Militar, trazendo maior segurança, conforto e comodidade à população".
Dentro da estrutura da Diretoria Metropolitana foi criada a Regional de Cuiabá e a Regional de Várzea Grande. A Região Metropolitana de Cuiabá passa a ser dividida em 22 delegacias de polícia. Na nova distribuição passam a pertencer à administração da Regional de Cuiabá as Delegacias de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e Santo Antônio do Leverger. Outras unidades foram criadas em razão do crescimento populacional de Cuiabá, para atender necessidades dos moradores de algumas áreas, como a Delegacia do Turista, uma das exigências para a Copa 2014, e as Delegacias do Centro, Cidade Alta e CPA. Voltam a funcionar como Delegacias de Polícia os Delitos de Trânsito e Estelionato.
A Regional de Várzea Grande contará com 12 delegacias de polícia. Passa a pertencer à região de Várzea Grande as Delegacias dos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Jangada, Rosário Oeste, Nobres, além da recém-criada Delegacia de Delitos de Trânsito.
O interior do Estado, administrado pela Diretoria de Interior, está dividido em 13 Regionais de Polícia. São elas: Delegacia Regional Água Boa (com 8 delegacias); Delegacia Regional de Alta Floresta (13 unidades); Delegacia Regional de Alto Araguaia (5 unidades); Delegacia Regional de Barra do Garças (9 delegacias); Delegacia Regional de Cáceres (13 unidades); Delegacia de Regional de Confresa (11 delegacias); Delegacia Regional de Diamantino (9 unidades); Delegacia Regional de Juína (11 unidades); Delegacia Regional de Pontes e Lacerda (4 unidades); Delegacia Regional de Primavera do Leste (7 unidades); Delegacia Regional de Rondonópolis (14 unidades); Regional de Sinop (11 delegacias); Delegacia Regional de Tangará da Serra (8 unidades).
No âmbito da Diretoria de Atividades Especiais permanecem as unidades especializadas de atuação estadual como as Delegacias Especializadas do Meio Ambiente, Repressão a Entorpecentes, Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública, e as Gerências de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Operações Especiais (GOE), Operações Aéreas (GOA), e Polinter (Gepol).
O decreto já traz as mudanças na nomenclatura dos Centros Integrados de Segurança e Cidadania, que passam ser chamados de Delegacia de Polícia do Carumbé (Planalto), do Coxipó (Cisc Sul), do Cristo Rei (Parque do Lago). Em todas as unidades foram também criados núcleos inteligências.