De janeiro a novembro deste ano a Polícia Civil instaurou 136 inquéritos e concluiu 198 (parte deles referente ao ano passado), sendo que 97 referem-se a crimes ocorridos na cidade e, 39, no município de Itanhagá. Os principais foram embriaguez ao volante (30), violência doméstica (23), portes de armas (22), furtos-receptação-estelionatos (18), estupros (12), tráfico de drogas (5), homicídios (3).
De acordo com o delegado Luiz Henrique de Oliveira, em 2012 a conclusão dos inquéritos aumentou 30% em relação ao ano passado. Além dos registros de crimes mais graves, foram instaurados 112 e concluídos 118 Termos Circusntanciados de Ocorrência – utilizado para apurar infrações como ameaças, lesões corporais leves, perturbação de sossego, entre outros.
O delegado apontou que o número de ocorrências envolvendo menores aumentou 23% este ano. Foram instaurados 29 e concluídos 31 procedimentos policiais. Os flagrantes lavrados chegaram a 87, foram cumpridos 57 mandados de prisões e registrados 814 boletins de ocorrência.
O aumento nos números em relação a 2011 é em função da procura da população pela polícia e a facilidade de acesso a Justiça. Quanto ao aumento de ocorrências de violência doméstica o delegado atribui a conscientização da mulheres, "que não aceitam mais caladas a violência no lar", explicou.
Sobres os crimes sexuais envolvendo menores, Luiz Henrique destacou a participação do Conselho Tutelar, com o principal órgão de recebimento de denúncias. "Na maioria dos casos a investigação se inicia após a intervenção do conselho", detalhou.