PUBLICIDADE

Polícia apreende pescado irregular em Mato Grosso; um conduzido

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: reprodução)

A ação de fiscalização da Polícia Ambiental com a secretaria de Meio Ambiente resultou na apreensão de exemplares de cachara, pirarara, curvina e barbado, ontem, no rio das Mortes, em Nova Xavantina (565 km de Cuiabá). Um pescado foi conduzido à delegacia.

Segundo o registro policial, as equipes em patrulhamento fluvial no local conhecido como ‘ilha formiga’ abordou uma embarcação que estava atracada. Em vistoria, foram localizados o pescado irregular, sendo seis exemplares de curvina, três de cachara, um barbado e uma pirarara de 26 quilos com 1,25 metros.

Conforme a polícia, o proprietário da embarcação assumiu ser o responsável pelo pescado, sendo conduzido à delegacia posteriormente. O barco quanto os apetrechos foram apreendidos e o pescado incinerado por chegar na cidade “impróprio para consumo”, informou a equipe.

A secretaria de Meio Ambiente esclarece que a pesca está liberada no Estado, seguindo as normas estabelecidas pela Lei do Transporte Zero, que regulamenta as regras sobre transporte e lista as espécies proibidas para pesca no estado. As espécies proibidas são cachara, caparari, dourado, jaú, matrinxã, pintado/surubin, piraíba, piraputanga, pirara, pirarucu, trairão e tucunaré.

Para o pescador profissional, é permitida a pesca, transporte e comercialização do pescado, com exceção das 12 espécies restritas previstas na lei. Já para o pescador amador, é permitido o pesque e solte, e a captura de dois quilos ou uma unidade de qualquer peso, respeitando as medidas mínimas estabelecidas em lei, desde que seja para consumo local e não esteja na lista de espécies proibidas. É proibido o transporte e comercialização do pescado por parte do pescador amador.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

Preso em Mato Grosso alvo de operação de desmanche ilegal de veículos

A Polícia Civil prendeu hoje um homem foragido da...
PUBLICIDADE