PUBLICIDADE

Polícia apreende 85 quilos de cocaína durante operação no Estado

PUBLICIDADE

Dos 161 quilos de cocaína apreendidos nos 20 estados que participaram da operação Brasil Integrado, 85 quilos foram em Mato Grosso. A maior apreensão aconteceu na terça-feira (4), às 17h30. Uma equipe de patrulha do Gefron apreendeu 75 quilos de cocaína pura próximo à comunidade de Clarinópolis, a cerca de 50 quilômetros de Cáceres. A droga estava sendo transportada por três homens que estavam a pé em atitudes suspeitas. Ao perceber que seriam abordados pela polícia, os três fugiram pela mata. Um deles foi capturado e levou a polícia ao local onde o trio deixou a droga durante a fuga.

Cada um transportava 25 quilos do entorpecente. De acordo com o depoimento do preso à polícia, os três teriam saído durante a madrugada da Bolívia e seguiram a pé para o Brasil onde aguardariam um veículo que daria apoio para transportar a droga até a cidade de Glória D`Oeste. Cada um deles receberia a quantia de R$ 130 por quilo da droga.

Neste mesmo dia, 9,8 quilos de cocaína foram apreendidos pela Polícia Civil de Tangará da Serra.

No balanço nacional, a operação resultou na apreensão de cerca de cinco toneladas de drogas, além de 100 armas de fogo, 1,7 mil munições e 427 veículos. Também foram presas 436 pessoas em flagrante ou em cumprimento de mandados.

Mais de 20 mil profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Ibama, entre outras instituições estiveram envolvidos na operação nos 20 estados brasileiros.

As equipes trabalharam em esquema integrado semelhante ao executado na Copa do Mundo e realizaram 70.357 revistas pessoais, 52.672 abordagens veiculares e 1.545 barreiras ou bloqueios policiais, todas com base em informação de inteligência e com respeito às leis e aos direitos humanos. Também foram cumpridos 221 mandados de busca, apreensão e prisão, e recuperados 141 veículos furtados ou roubados.

A Operação Brasil Integrado consiste em uma parceria no setor de segurança pública entre governo federal e estados. O modelo, que surgiu do plano operacional adotado para a Copa do Mundo, será gradualmente expandido para todo o país, com a implementação de Centros de Comando e Controle regionais (CICCR) em todos os estados.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE