Os animais de várias espécies protegidas por lei eram mantidos em cativeiro e foram apreendidos em ação da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA), ontem. A moradora do imóvel, no bairro Oito de Abril, foi conduzida à delegacia e autuada no termo circunstância de ocorrência (TCO) por crime ambiental contra a fauna, de maus tratos a animais silvestres.
As diligências iniciaram após denúncia sobre a existência de pássaros em gaiolas de forma irregular. Com base nas informações, policiais civis da Dema se deslocaram até o local e conversando com a morada da residência conseguiram avistar no terreno várias gaiolas com pássaros de diversas espécies.
Em buscas na casa, foram encontrados dois sabiás do campo, dois bicudos, três canários, cinco coleras, um papagaio, um jandáia, um pintagol hibrido (cruzamento de espécie), duas calopsitas e três pássaros preto.
A suspeita afirmou que os pássaros pertenciam ao seu esposo e que possui a licença ambiental para algumas especiais, conforme lei. Porém, o documento não foi apresentado. Em seguida os pássaros e as gaiolas foram apreendidos e identificados pela equipe do Setor de Coordenadoria de Fauna e Flora, da Secretaria do Meio Ambiente e, posteriormente, entregues ao Batalhão Ambiental da Polícia Militar.
A dona dos pássaros foi conduzida à Dema e, após ser interrogada, responderá pelo crime ambiental.