PUBLICIDADE

PMs começam a ser treinados para segurança na copa em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Por mais de três horas policiais militares realizaram treinamento em ações de choque nesta sexta-feira. Eles simularam a invasão de um prédio público e a contenção de um distúrbio civil. Bombas de efeito moral, pneus queimados, explosões e sol escaldante, deram o tom de realidade extrema ao exercício. Cento e trinta policiais, recém formados, participaram do treinamento coordenado pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho.

Essa é uma atividade executada como treinamento por causa da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Duas ambulâncias, equipe médica da Diretoria de Saúde, além de uma viatura de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros foram empregadas no exercício. A equipe da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) fez parte também do treinamento.

Os militares foram divididos em duas turmas. Uma atuou diretamente na ação de conflito e a segunda na ação de contenção. Munidos com escudo de choque, bastão, capacete, joelheiras e tornozeleiras, os policiais tinham a incumbência de evitar que o prédio do Comando Geral fosse invadido por um grupo de manifestantes. A escadaria do prédio foi tomada pelos soldados. Na sequência, os ‘invasores" partiram para o confronto, com uso de chutes e socos para tentar derrubar os policiais, mas foram impedidos em razão da formação estabelecida.

Na segunda fase do treinamento, no pátio do Quartel do Comando Geral, houve a simulação de um resgate de reféns mantidas por ‘bandidos" em posse de armas de fogo. O regaste foi realizado pela tropa do Comando de Operações Especiais (COE).

Em outro exercício, a tropa foi recepcionada pelos manifestantes munidos com dezenas de cocos e tomates. Bombas de efeito moral foram utilizadas para ajudar na dispersão dos manifestantes. O coronel Campos Filho, juntamente com a tenente Valéria Flerk, do Batalhão de Força Tática, ajustaram a formação para evitar que em uma ação real falhas sejam registradas.

A veracidade das ações despertou a atenção de quem passava em frente ao comando e também foi elogiada pelos jornalistas que acompanharam o desenvolvimento do exercício.

O soldado Denizel Moreira dos Santos, 23, apesar de cansado, conta que estava satisfeito com a chance de aprender um pouco mais sobre a carreira militar. "A doutrina ensinada, o espírito de equipe, a carreira militar é uma experiência fantástica". Denizel conta que escolheu a profissão por admiração. "Doamos a vida, o sangue, pela sociedade".

O comandante geral da PM, coronel Campos Filho, afirmou que as ações de formação dos policiais é processo contínuo. Afirmou ainda que possui a expectativa de que os jogos da Copa do Mundo de 2014 sejam marcados pela tranquilidade, mas pondera que o conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de qualquer ação.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...
PUBLICIDADE