quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

PM fez ação cívica sábado em Sinop

PUBLICIDADE

A Polícia Militar (PM) de Sinop realizou no último sábado, 08, uma Ação Cívico Social (Aciso), no Bairro São Cristóvão. Segundo o coordenador da 2ª Companhia, o II tenente PM Vanilson, a intenção da Corporação é proporcionar um dia de lazer para as crianças, e para os adultos, oferecer serviços públicos de difícil acesso, disponíveis apenas no Centro da Cidade.

Através de parcerias dispostas a suprir a necessidade de locomoção das pessoas, foram oferecidos aos moradores serviços como confecção da 1ª via do Registro Geral (RG), Carteira Profissional de Trabalho, corte de cabelo, informações ao consumidor, orientações no trânsito, aferição de pressão e brincadeiras e jogos recreativos para as crianças.

A PM distribui ainda, para as crianças, cachorro quente, refrigerantes, frutas e sorvetes. O Sistema Nacional de Empregos (SINE), confeccionou 41 Carteiras de Trabalho. “Esta Aciso está sendo bem mais positiva que a anterior, onde atingimos apenas 25 carteiras”, ressaltou coordenador do SINE, Alcides Shimizu, ao explicar que as Carteiras estavam sendo entregues na hora aos jovens acima de 14 anos, sem custo algum.

A Procuradoria de Defesa ao Consumidor (Procon) ofereceu informações e esclarecimento de dúvidas à respeito de produtos, garantia, defeitos e má prestação de serviços. “Enquanto a mãe ou o pai conversam conosco, as crianças podem brincar com jogos, como caça palavras, voltados para a defesa do consumidor e venda casada. Enquanto eles brincam, acabam, indiretamente se informando”, explicou a chefe do Procon Sinop, Adriana Leitão.

A Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos com o apoio do Tiro de Guerra, desenvolveu jogos educativos voltados para crianças de 02 à 14 anos. O ludo humano, dominó com placas de trânsito e a exposição da história da bicicleta atraíram 332 crianças durante todo o dia. A Circunscrição Estadual de Trânsito (Ciretran) exibiu, em uma sala, filme educativo para o trânsito.

Cerca de 13 profissionais da Coordenadoria Municipal de Esportes do São Cristóvão trabalharam a recreação das mais de 2,5 mil crianças que passaram pelo local. O projeto comunitário de lazer levou até o Bairro uma forma de esporte e recreação sem competitividade ou regra. As crianças tiveram à disposição, cama elástica, dança, jogos de mesa, gincanas recreativas, peteca, cabo de guerra, tênis de mesa, entre outras.

Além dessas parcerias a Aciso contou, ainda, com a Escola de Cabeleireira Cigana, oferecendo mais de 60 cortes de cabelo, com os alunos do curso técnico em enfermagem do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (Ceprotec) e com os professores da própria Escola São Cristóvão que coordenaram uma sala de informática com jogos e pesquisa educacionais via internet.

A Aciso é um projeto pioneiro que a PM está desenvolvendo no Norte do Estado. Em Sinop, já foi realizada no Bairro Boa Esperança e está prevista para acontecer novamente no próximo dia 22, na Escola Rosa dos Ventos, e posteriormente no Bairro Alto da Glória.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ladrões invadem empresa em Sinop e furtam eletrônico avaliado em R$ 4,5 mil

O proprietário de uma empresa de móveis planejados relatou...

Criminosos matam dois a tiros em Lucas do Rio Verde

Duas pessoas foram assassinadas há pouco nos bairros Alvorada...

Operação apreende joias roubadas e R$ 32 mil em cédulas falsas em Mato Grosso

A Delegacia de Arenápolis deflagrou hoje a Operação Reprise...
PUBLICIDADE