O efetivo de policiais militares será dobrado de 15 para 30 devido ao horário diferenciado no comércio, entre os dia 13 e 24, para as compras de final de ano. O comandante da Polícia Militar, major Gildázio Alves da Silva, explicou, ao Só Notícias, que quatro viaturas devem estar à disposição, além de dois veículos da Força Tática. Equipes do setor de inteligência ficam apostas. Duas guarnições das Rondas Ostensivas Táticas Móveis (Rotam) também foram solicitadas em Cuiabá, sendo aguardada a confirmação.
Gildázio afirmou que os policiais devem ficar em pontos estratégicos, como próximo a lojas ou lotéricas, que costumam ser alvos dos bandidos. Ele recomendou que comerciantes evitem deixar acumular quantias altas no caixas. “Que não deixem para depositar apenas no final do dia, quando perceberem que já há uma quantia elevada, retire e deposite o quanto antes”, disse. Apontou também que no caso de qualquer pessoa em atitude suspeita, a PM deve ser acionada para as providências necessárias.
No horário especial em Sinop, o comércio pode abrir as portas até às 21h, de segunda a sexta-feiras. Aos sábados, as empresas podem funcionar até às 20h. Aos domingos, às 12h. A definição ocorreu entre empresários e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) proporcionando um tempo extra para os clientes fazerem as compras de natal e, consequentemente, as empresas venderem mais.