O planejamento estratégico de segurança para o carnaval popular nas cidades mato-grossenses começa a ser definido este mês pela Polícia Militar. Isso porque a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) publicou uma portaria determinando que os promotores de bailes carnavalescos informem até o próximo dia 15 as festas que pretendem organizar. Eles devem informar datas previstas, locais e expectativa de público.
A intenção é que haja um planejamento para reduzir mais o número de ocorrências no período. A secretaria alerta que a não comunicação e a omissão de informações irá acarretar prejuízo no planejamento da segurança, podendo os organizadores sofrer sanções legais.
Em algumas cidades do Nortão o carnaval já começou ser planejado. Em Sorriso, por exemplo, a folia será no estacionamento do shopping. O “Grito de Carnaval” com a escolha da rainha e do Rei Momo no próximo dia 25, no Clube Tradição. Cerca de 35 mil pessoas prestigiaram o carnaval ano passado, com a participação de seis blocos. O grupo 100 Vergonha foi o campeão.
Em Vera, o baile para escolha dos reis e rainhas será dia 26 e as inscrições estão abertas na Secretaria de Educação.