sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

PM apreendeu 18 armas e 904 munições em Sinop; comandante aponta ‘mapeamento’ da violência

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria)

A Polícia Militar apreendeu, em agosto, 18 armas de fogo e 904 munições de diversos calibres. De acordo com comandante do 11° Batalhão em Sinop e tenente-coronel da PM, Pedro Miguel de Sousa, o volume é fruto da metodologia implantada e ‘reorganização’ de diversas frentes, feitas em conjunto com o comandante regional coronel e coronel Wesney de Castro Sodré.

“Começamos a analisar os números, fazer um diagnóstico criminal e mapear a violência em Sinop, principalmente dos crimes de homicídios e roubos,buscando quais eram os fatores que estavam contribuindo para que houvesse aumento de criminalidade, para que tivéssemos um índice tão alto”. “Frente a isso identificamos os principais motivos, como o tráfico de drogas doméstico”, explicou, ao Só Notícias.

Depois de identificar a ‘mola’ propulsora para os altos índices, o comando iniciou o enfrentamento. “Começamos os trabalhos contra o comércio de entorpecente, fazer maior apreensão de drogas, desmantelar organizações criminosas que estavam atuando aqui, e principalmente fortalecer ações de inteligência, tanto na Força Tática quanto do 11º batalhão”, acrescentou.

Ainda de acordo com o comandante, também houve melhor organização no Grupo de Apoio e Comando de Ação Rápida. “São os grupamentos mais atuantes nesse sentido de tráfico de entorpecente. Demos uma estrutura melhor, aparência para essas duas unidades e incluímos ali a obrigatoriedade da guarnição de serviço estar combatendo esse tráfico. Então dividimos as atribuições e facilitou essa melhora na produtividade”, salientou.

Segundo Pedro, as apreensões de armas e munições ajudam evitar outros tipos de crimes. “O último homicídio que tivemos em Sinop já vai fazer mais de 60 dias, então assim com certeza auxilia. Quando você foca no tráfico de drogas, organizações criminosas, você desloca seu efetivo, consegue trabalhar com a inteligência, acontecem as apreensões”, salientou.

“Essas armas apreendidas não são regulares, que estavam em posse, numa residência, mas sim são armas de fogo irregulares, que estavam nas mãos de pessoas que tinham segundas intenções e que poderiam ser potenciais para tirar a vida de qualquer pessoa, seja cidadão de bem, criminoso, faccionado ou não. Então, frente a isso, nada mais justo do que atuarmos no tráfico de drogas e com isso estamos levando junto um considerável numero de apreensões”, completou.

No mesmo mês, a PM ainda recuperou cinco veículos furtados/roubados, fez nove prisões por mandado, conduziu 254 pessoas, registrou 285 boletins de ocorrência e ainda fez apreensão de 5,1 quilos de drogas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suspeito de matar outro durante briga de bar é preso em Mato Grosso

O suspeito do homicídio de Willian Osmar Oliveira Alves,...

Presos três que furtaram em empresas em Sorriso e Nova Mutum

Um trio, formado por dois homens e uma mulher,...

Homem é preso por manter relacionamento amoroso com menor de 12 anos no Nortão

Um jovem de 20 anos, suspeito de manter relacionamento...
PUBLICIDADE