Um balanço divulgado pelo 5ª Batalhão de Polícia Militar de Rondonópolis apontou para aumento nonúmero de roubos. As altas em julho e agosto corresponderam a 30% e 14,4%, respectivamente. No primeiro mês foram registradas 69 ocorrências e, no segundo, 79, sendo os maiores totais verificados no período, mostra a instituição. De maio a setembro foram 325 atendimentos promovidos.
Os dados apresentados pela PM mostram que em maio foram 60 roubos. Em junho, baixou para 53. Julho e agosto 69 e 79, respectivamente. Em setembro, reduziu a 64. De acordo com a polícia, criminosos mudam o modo de atuar mediante combate a criminalidade.
No quesito roubo a pessoas houve oscilação positiva de maio para junho e de junho para julho, com reduções de 46 e 42%. Segundo o balanço, em maio 26 assaltos foram comunicados. Em junho, 14. O menor total foi de julho; 8. Agosto e setembro registraram, pela ordem, 17 e 25 ocorrências.
Os números levam em conta somente os atendimentos realizados pela Polícia Militar e não citam, por exemplo, as estatísticas da Polícia Civil. Com relação a roubos em empresas foram 23 em maio, 18 em junho, 33 em julho, 31 em agosto e 18 em setembro.