PUBLICIDADE

Plano de combate de roubos a bancos em MT é aplicado em outros Estados, diz Curado

PUBLICIDADE

O Plano Estadual de Prevenção e Repressão de Roubos à Banco, elaborado pela Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso se tornou referência para outros estados da federação. A avaliação é do secretário Diógenes Curado Filho.  As medidas tomadas conta crimes contra instituições financeiras foram discutidas no colégio nacional dos secretários de Segurança Pública. São 15 ações de repressão e 20 de prevenção. “Vários Estados viram que essa forma de trabalho que utilizamos de enfrentamento aos assaltos a banco em Mato Grosso é positiva, e começaram a aplicar também. Rondônia, por exemplo, estava sofrendo muito com esse tipo de crime e procurou, com base no plano de Mato Grosso, coibir as práticas no Estado”, falou Diógenes.

O Plano Estadual de Prevenção e Repressão de Roubos à Banco foi criado em 2011 após uma série de ataques à instituições financeiras em Mato Grosso, especialmente na modalidade que mais causa temor e chama a atenção da população, que é conhecida como “Novo Cangaço”. “Por meio do plano integramos várias entidades públicas, inclusive dos setores de Inteligência como do Gaeco, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. Percebemos que sem essa participação integrada da atividade de Inteligência não teríamos êxito no enfrentamento a esse tipo de problema, que tivemos muito sucesso no segundo semestre de 2012”, destacou Curado.

Segundo o secretário, “no crime ocorrido no município de Comodoro, por exemplo, tivemos uma participação forte da Polícia Federal, da Inteligência da Polícia Civil e Gaeco, além da atuação da Polícia Militar, que ficou por mais de 30 dias consecutivos na mata em busca dos criminosos”, falou. Cerca de 20 dias depois, quando assaltantes deixaram a mata com dinheiro roubado e seguiam a Cuiabá, foram cercados pela polícia, não se entregaram, houve tiroteio e 3 morreram. No Nortão, em outubro, em Marcelândia, foram 4 que assaltaram o Banco do Brasil e morreram em tiroteio, na mata.

A Secretaria de Segurança Pública reduziu em 64% os assaltos a banco em 2012 em relação a 2011 em Mato Grosso, sendo 37% de redução na modalidade “Novo Cangaço”.

O secretário destacou ainda que o trabalho preventivo previsto no Plano foi fundamental no combate a esse tipo de crime. “O que a sociedade viu foi a repressão, esse enfrentamento. Mas fizemos muito na parte da prevenção. A forma como atuamos nos municípios levou a prisão de quadrilhas antes que elas agissem. E para esse trabalho de enfrentamento contamos com um corpo policial e uma estrutura condizente para buscar um resultado de sucesso. Temos três aeronaves no Estado que foi um fator de excelente resultado para as nossas ações. Essas aeronaves nos permitiu chegar o mais rápido possível ao local do crime. São investimentos qualificados que o Estado faz e que muitas vezes a população não vê, mas que tem um resultado muito positivo”, disse.

Outra medida prevista no plano e que fortaleceu as ações de enfrentamento a esse tipo de crime em 2012 foi a criação das forças táticas nas cidades regionais de Mato Grosso. “O crime ocorrendo, imediatamente essas equipes chegam ao local. E pelo Plano Estadual de Prevenção e Repressão de Roubos à Banco criamos cercos nos locais usados como rotas de fuga, dificultando a saída dos bandidos”, concluiu Diógenes.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE