quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

PF prende 6 em Mato Grosso por crimes ambientais em reserva indígena

PUBLICIDADE

A Polícia Federal, em conjunto com policiais da Força Nacional de Segurança Pública e fiscais do Ibama, desencadeou a chamada Operação Fazenda Brasil 2,  dias 18 e 19 de novembro para prender pessoas e apreender bens utilizados no desmatamento e retirada ilegal de madeira do interior da Reserva Indígena da etnia Irantxe-Manochi, localizada no município de Brasnorte.

Ao final dos trabalhos foram presos 6 pessoas, todos em situação de flagrante de crimes ambientais, formação de quadrilha e furto de bens da união. Além disso, foram apreendidos 4 tratores utilizados na derrubada das árvores, 6 motoserras, diversos machados, uma espingarda, um caminhão e 6 motocicletas utilizadas pelos infratores para rápidos deslocamentos no interior das terras indígenas.

É importante destacar a participação da Funai e do líder da etnia Irantxe ao lado das forças públicas durante a operação, formando uma sinergia entre o Estado e os principais interessados na preservação do meio ambiente em suas terras – os indígenas.

As investigações continuarão com o objetivo de identificar e responsabilizar os "gatos" ou "patrões", responsáveis pela contratação da mão de obra utilizada no desmatamento da região e, posteriormente, os destinatários da madeira retirada ilegalmente da reserva indígena.

O nome Fazenda Brasil se refere à forma como os madeireiros denominam as terras de onde extraem madeira ilegalmente, considerando-as verdadeiras fazendas do Brasil.

O efetivo da Operação Arco de Fogo continuará deflagrando reiteradas operações Fazenda Brasil na região noroeste do Mato Grosso enquanto houver criminosos retirando madeira ilegalmente de terras da união e destruindo um dos maiores patrimônios de todos os brasileiros: a Amazônia.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ladrão é preso por três furtos a residência de idoso em 15 dias no Mato Grosso

Foi preso por policiais civis da Delegacia Especializada de...

Preso em Nova Mutum foragido por homicídio em Sinop

Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de...

Preso em Nova Mutum procurado por estupro de vulnerável

Policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos...
PUBLICIDADE