A Polícia Federal (PF) cumpriu em Rondonópolis 12, dos 19 mandados de prisão expedidos para a operação “Boi Branco”, desencadeada hoje de manhã, em Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. Segundo a PF, uma pessoa também foi presa no município de Cáceres. Apenas um não foi encontrada pelos agentes que trabalham na operação. A quadrilha contava com a participação de empresários e criminosos já conhecidos, além de um policial civil, preso em agosto deste ano quando transportava cerca de 3 kg de cocaína da cidade de Cáceres para Rondonópolis. O policial, 41 anos, tinha função de repassar informações para proteger a droga durante o seu transporte.
Parte do grupo criminoso era responsável pelo tráfico propriamente dito. Os empresários tinham a incumbência de reinvestir o dinheiro sujo em diversos negócios e transações, transformando os recursos ilícitos em dinheiro aparentemente limpo, a conhecida lavagem.
As investigações começaram com o acompanhamento de um traficante que foi flagrado em junho de 2007, na cidade de São José dos Campos (SP), com aproximadamente 17 quilos de cocaína no tanque de uma caminhonete L200. Posteriormente, o preso levou a equipe da Polícia Federal a descobrir um laboratório de refino em Tremembé (SP)
Leia mais
Polícia Federal faz operação para prender traficantes em Mato Grosso